Disciplina: Organização e Inovação em Educação Física e Desporto Escolar

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Identificar e compreender as competências dos professores de Educação Física no âmbito da organização curricular e das atividades do desporto escolar;
2. - Analisar e interpretar os programas de Educação Física e do Desporto Escolar numa dimensão de adaptação ao contexto escolar e de criação de condições para a inovação e alteração das rotinas existentes;
3. - Desenvolver o conhecimento científico sobre um tema do programa curricular;
4. - Apresentar um pensamento crítico e reflexivo perante as situações observadas, no respeito pelos valores éticos e cívicos da atividade docente.

Conteúdos / Programa:

1. - A organização curricular da Educação Física: potencialidades e limitações.
2. - A Educação Física como meio de desenvolvimento pessoal e social.
3. - A excelência profissional em Educação Física e Desporto Escolar
4. - Métodos de Ensino da Educação Física e Desporto
5. - A estratégia e o projeto educativo escolar
6. - A organização e inovação no desporto escolar
7. - O Modelo de Educação Desportiva
8. - O clube desportivo escolar
9. - Desenvolvimento de trabalho de investigação na Educação Física e Desporto e Desporto Escolar

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ministério da Educação, Governo da República Portuguesa , 2001 , Programa de Educação Física (reajustamento) , Disponível em: http://www.dgidc.min-edu.pt/data/ensinosecundario/Programas/ed_fisica_10_11_12.pdf
MacPhail, A., Kirk, D. & Kinchin, G. , 2004 , Sport Education: Promoting team affiliation through physical education. , Journal of Teaching in Physical Education, 106-122
Marreiros, J. , 2006 , Desporto Escolar: que realidade? Contributo para a caracterização deste subsistema de ensino , Edição Cosmos
Rosado, A. , 1998 , Nas margens da Educação Física e do Desporto , dições FMH, Universidade Técnica de Lisboa
Siedentop, D. , 1998 , What is sport education and how does it work? , Journal of Physical Education, Recreation and Dance
Soares, J. , 2001 , A Liderança e a Organização como Factores de Desenvolvimento do Clube Desportivo Escolar. , Revista Horizonte
Ministério da Educação e Ciência, Governo da República Portuguesa , 2014 , Regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré -escolar e nos ensinos básico e secundário , Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio. Diário da República
Sinelnikov, O. & Hastie, P. , 2010 , A motivational analysis of a season of Sport Education , Physical Education & Sport Pedagogy
Soares, J.; Antunes, H , 2016 , Modelo de Educação Desportiva: características, vantagens e precauções , In Problemáticas da Educação Física II . Lopes, H., Alves, R., Rodrigues, A., Correia, A., Simões,
Siedentop, D.; Hastie,P. & Van Der Mars, H. , 2011 , Complete Guide to Sport Education , Second Edition, Human Kinetics

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O processo de ensino-aprendizagem assentará em aulas de cariz expositivo (teórico), complementadas por aulas teórico práticas e de práticas laboratoriais. Para que os alunos atinjam os objetivos propostos, será incentivada a sua participação ativa, através do diálogo, do questionamento e aplicação de conhecimentos e competências. Serão fornecidos textos e documentos de apoio aos conteúdos abordados. Estimular-se-á o conhecimento, através de propostas de trabalho que apelem à pesquisa de novas fontes bibliográficas, análise e interpretação de dados e espírito crítico. Os conhecimentos e competências serão avaliados de três formas distintas: avaliação do trabalho contínuo que involve a participação nas aulas (10% da classificação final); conceção e apresentação de um trabalho de grupo (40% da nota final); teste escrito (50% da nota final).