Disciplina: Sociologia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir inteligibilidade e pensamento crítico no que concerne às principais correntes e teóricos na área da Sociologia da Educação.
2 - Conhecer os resultados das investigações efetuadas nos contextos educativos de modo a fundamentar de forma consistente uma análise crítica de políticas educativas, textos e autores.
3 - Compreender a essência, os objetivos e o impacto das políticas educativas e identificar as desigualdades que permeiam os sistemas educativos e os seus intervenientes.
4 - Sustentar a reflexão crítica dos futuros docentes, face à diversidade das instituições, contextos e atores educativos, possibilitando-lhes o planeamento de soluções plausíveis e consistentes, sustentadas por um quadro teórico e conceptual de referência.
5 - Reconhecer a existência de um pluralismo conceptual e epistemológico na análise das organizações educativas que não exclui a complementaridade entre paradigmas.

Conteúdos / Programa:

1. - Introdução à Sociologia; conceito, evolução e método.
1.1. - Conceitos operatórios: Socialização; Estrutura social; Papel social; Estatuto; Classe social.
1.2. - Construção social da Educação.
2. - Perspetivas sociológicas e conceitos operatórios.
2.1. - Emile Durkheim, Max Weber, Karl Marx.
2.2. - Pierre Bourdieu e Jean Claude-Passeron - O impacto das desigualdades sociais e culturais no aproveitamento escolar
2.3. - Christian Baudelot e Roger Establet: a escola como reprodutora da estrutura de classes.
3. - Desafios sociais e políticos da educação contemporânea: desigualdades de aproveitamento.
3.1. - A disciplina de Educação Física no contexto da educação escolar.
3.2. - Conceito de igualdade em Educação.
3.2.1. - Igualdade formal e igualdade real; entre a teoria e a prática.
3.3. - Promoção da igualdade de aproveitamento no contexto da Educação Física e da Matemática

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. Bento, E. Lebre , 2004 , Professor de Educação Física: Ofícios da Profissão. , FADEUP
J. Formosinho , 1998 , A Construção Social da Educação Escolar , ASA
A. Freitas , 2011 , Entre o Tabu e o Sucesso - O Caso da educação diferenciada por Género , Papiro Editora
M.F. Mónica , s.d. , Escola e Classes Sociais ( Antologia ), , Editorial Presença
A. Mendonça , 2009 , O Insucesso Escolar: Políticas Educativas e Práticas Sociais, , Pedago
S. Stoer, P. Silva , 2005 , Escola-Família - Uma Relação em Processo de Reconfiguração , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Com base em textos de autores seleccionados, os alunos analisam diferentes estudos realizados em contextos educativos. A compreensão das políticas educativas decorre da análise de estudos sobre esta temática (a nível nacional e internacional) bem como da leitura de legislação educativa. São visionados documentários e debates educativos. Os estudantes deverão posicionar-se reflexiva e criticamente e procurar soluções, utilizando o debate racional, a lógica e a ética. A realização de duas provas escritas (50% cada) segue a lógica das metodologias de ensino desenvolvidas nas aulas. Ou seja, os exercícios aí apresentados envolvem a reflexão crítica e a mobilização prática dos conteúdos discutidos nas aulas. Cada prova será classificada na escala 0-20, atribuídos em função dos seguintes critérios: mobilização de conhecimentos (6 valores) reflexão crítica (5 valores), rigor concetual do discurso (5 valores) correção ortográfica e sintática (4 valores)