Disciplina: Didática da Educação Física e Desporto I
Área Científica:
Didática
HORAS CONTACTO:
72 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender o processo ensino-aprendizagem e das problemáticas que lhe estão inerentes
2 - Desenvolver a capacidade para intervir neste processo através de um conjunto de instrumentos (didáctica - métodos e técnicas) tendo por base um sentido crítico e considerando os desafios hoje enfrentados, pelos indivíduos e sociedades, num quadro de permanente mudança quer ao nível dos contextos e finalidades com que tem de lidar, quer ao nível dos meios e instrumentos que são disponibilizados e até ao nível das motivações.
3 - Desenvolver a capacidade crítica que possibilite compreender as problemáticas inerentes ao processo pedagógico e estruturar e operacionalizar uma intervenção coerente com os objectivos a atingir.
4 - Dominar os problemas que se levantam ao nível dos programas oficiais de E.F. dos seus conteúdos e estratégias de atuação.
5 - Estudar e treinar a intervenção do docente ao nível das situações ecológicas em que terá de actuar.
Conteúdos / Programa:
1 - Enquadramento a nível contextual, metodológico, instrumental e estratégico:-Compreensão dos processos pedagógicos (PP)em diferentes fases da evolução das sociedades.
2 - Estudo e operacionalização da Didáctica no âmbito de um PP num quadro atual:- Atuação didática coerente em diferentes quadros pedagógicos : Ensino vs Aprendizagem (Caracterização dos processos, Implicações na formação e carreiras profissionais, Necessidades estruturais das sociedades, competências das pessoas e implicações, Relação custo/benefício dos processos de formação) - Instrumentos de suporte ao PP de apz (Conceitos de Obj. imediatos e mediatos, Comando vs Gestão, Comportamentos solicitados e induzidos, Diagnóstico/Prescrição/Controlo?) -Coerência e Inter-relação dos Instrumentos na aplicação a situações desportivas
3 - Operacionalização dos conceitos em contexto ecológico:- (Concepção e planeamento, Aplicação e gestão das situações, Controlo da evolução)
4 - Prospectiva
Bibliografia / Fontes de Informação:
Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A., Vitória, M. , 2008 , A Rotura - A Sistemática das Actividades Desportivas. , Edição VML.
Vickers Joan N. , 1190 , Instructional design for teaching physical activities , Human Kinetics
Judith E. Rink and Tina J. Hall , 2008 , Research on Effective Teaching in Elementary School Physical Education ,
Carreiro da Costa, F., Cloes, M. & Gonzalez, M. , 2005 , The Art and Science of Teaching in Physical Education and Sport. Lisboa , Ed.FMH
Montessori, Maria , 1936 , A criança , Portugália
Affronter l?incertitude , 1999 , Morin, Edgar ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino utilizadas são a exposição oral com debate dos vários conteúdos abordados, a aplicação dos conceitos a situações concretas, a resolução de problemas aplicados a diferentes situações de prática lectiva simulando o contexto ecológico e estudo de casos. A avaliação é realizada através de um (1) teste escrito (30%), de uma (2)avaliação prática onde o aluno concebe e orienta uma aula e realiza um relatório sobre a mesma (40%) e de um (3)trabalho escrito aplicando os conteúdos programáticos a um estudo de caso (30%). NOTA: (Todos os momentos de avaliação são obrigatórios, sendo necessário obter a classificação mínima de 7,5 em cada um deles para estar apto a ser aprovado nesta disciplina. A avaliação 2 não é passível de ser realizada em avaliação complementar uma vez que se baseia num conjunto de situações práticas e aplicadas que decorrerão ao longo das aulas.)