Disciplina: Gestão e Administração Escolar

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos sobre o sistema educativo português, na sua organização e na sua administração.
2 - Compreender a estrutura organizacional da escola.
3 - Analisar as competências dos diversos órgãos nos diversos níveis de organização da escola.
4 - Analisar a escola como uma organização segundo várias lentes ou metáforas.
5 - Reconhecer o Projeto Educativo de Escola como mecanismo orientador da ação educativa e conhecer as várias fases da sua construção, desenvolvimento e avaliação.
6 - Avaliar a importância do Projeto Educativo de Escola ao abrigo de conceitos importantes como a autonomia e descentralização.
7 - Conhecer a principal legislação relativa ao sistema educativo, à gestão das escolas e ao corpo docente.

Conteúdos / Programa:

1 - INTRODUÇÃO: ANÁLISE ORGANIZACIONAL E ADMINISTRATIVA DA ESCOLA
1.1 - Conceito e natureza das organizações.
1.2 - Conceito de administração e as funções administrativas.
1.3 - A escola como organização.
2 - TEORIAS GERAIS DA ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: APLICAÇÃO AOS SERVIÇOS ESCOLARES.
2.1 - As teorias da administração e as abordagens organizacionais da escola.
2.2 - As teorias clássicas.
2.3 - As teorias modernas.
3 - ANÁLISE ORGANIZACIONAL DA ESCOLA ATRAVÉS DAS SUAS IMAGENS
3.1 - A escola vista pelas diferentes metáforas (A Escola como Empresa; a Escola como Democracia; a Escola como Burocracia; a Escola como Arena Política; A Escola como Anarquia; A Escola como Cultura).
4 - ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EDUCATIVA: A AUTONOMIA DAS ESCOLAS
4.1 - Autonomia e descentralização: conceitos.
4.2 - Projeto Educativo de Escola (PEE).
4.3 - Legislação fundamental: Lei de Bases do Sistema Educativo, Regime de Autonomia, Estatuto da Carreira Docente, Avaliação do Desempenho Docente, etc.
4.4 - Liderança e gestão escolar.
4.5 - Enquadramento da Educação Física na consecução dos objetivos do Sistema Educativo.

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. Barroso , 2005 , Políticas educativas e organização escolar , Universidade Aberta
J. A. Costa , 2003 , Imagens organizacionais da escola , Edições ASA
I. Chiavenato , 2007 , Introdução à Teoria Geral da Administração , Elsevier
Fraga, N , 2008 , Dinâmicas no microcosmo social: o eclipse identitário. , Grafimadeira
C. Barracho , 2012 , Liderança em Contexto Organizacional , Escolar Editora
A. Bento, M. Ribeiro , 2013 , A liderança escolar a três dimensões: Diretores, professores e alunos , Oficinas de São Miguel
T. Bush , 1989 , Managing education: Theory and pratice , University Press.
L. Cortesão, C. Leite, J. A. Pacheco , 2002 , Trabalhar por Projectos em Educação, Uma inovação Interessante? , Porto Editora
J. A. Costa , 1991 , Gestão Escolar ? Participação, autonomia, projecto educativo da escola , Texto Editora
D. Goleman , 2002 , Os Novos Líderes: A Inteligência Emocional nas Organizações , Gradiva
A. Hargreaves, D. Fink , 2007 , Liderança Sustentável , Porto Editora
S. Rocha, N. Fraga , 2016 , Processos de Liderança no Projeto de Aprendizagem Cooperativa , CIE-UMa
G. Lansheere , 1997 , A pilotagem dos sistemas de educação , Edições ASA

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Adotam-se metodologias diversificadas e mistas. Recorreremos à projeção de diapositivos, leitura de artigos científicos e outros textos e sua análise em pares, grupo e plenário. É sempre incentivada a partilha e análise de conhecimentos da literatura científica e das histórias de vida. A avaliação dos Mestrandos baseia-se na observação direta da sua participação em todas as atividades aí desenroladas e fundamentalmente na produção de um trabalho de pares escrito (a realização de uma entrevista a um líder escolar), com a estrutura de um artigo científico, com apresentação oral na turma e a ser submetido por correio eletrónico em formato .DOC, com um mínimo de 20 pp. A4 e um máximo de 25 (a um espaço e meio e em Times 12, excluindo capa, resumo e sumário). Será pedido uma apresentação oral individual sobre um tópico à escolha dos alunos. Na eventualidade de algum trabalho não vir a revelar consistência, face aos objetivos da unidade curricular, o seu autor será convidado a reformulá-lo.