Disciplina: Ensino da Matemática para a Inclusão
Área Científica:
Didática
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Reconhecer a extensão do conceito de deficiência;
2 - Analisar a evolução da política educativa das crianças com necessidades educativas especiais (NEE) em Portugal, bem como reconhecer os indicadores que a condicionaram;
3 - Conhecer a trajetória da integração à inclusão de alunos com NEE e a legislação que a fundamenta;
4 - Desenvolver capacidades que permitam identificar características e necessidades de alunos com NEE;
5 - Conhecer as práticas pedagógicas adequadas às diferentes NEE;
6 - Criar projeto educativo individual que responda às necessidades dos alunos com NEE, trazidas pelos especialistas convidados que participarão nos seminários da disciplina;
7 - Conceber instrumentos de avaliação adequados às diferentes NEE.
Conteúdos / Programa:
1 - Deficiência
2 - Deficiência, Sociedade e o Ensino: Perspetiva Histórica
3 - Necessidades Educativas Especiais
3.1 - Conceito
3.2 - Legislação e Enquadramento Político-educativo
3.3 - Tipos de Necessidades Educativas Especiais (NEE)
3.4 - Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais
4 - Ensino da Matemática para Alunos com Necessidades Educativas Especiais (Cegueira, Surdez, Hiperatividade, Paralisia Cerebral, Asperger, Trissomia 21, etc.)
5 - Restrições e Limitações Curriculares
6 - Adaptações e Alterações Curriculares
6.1 - Projeto Educativo Individual
6.2 - Definição de Objetivos e Inclusão
6.3 - Formas de Avaliação para Alunos com NEE
Bibliografia / Fontes de Informação:
Costa, L. M. , 2013 , Inclusão e necessidades educativas especiais: um guia para professores e educadores , Porto Editora
Freeman, A. and Gray, H. , 1989 , Organizing special educational needs: a critical approach , London: Paul Chapman.
Madureira, I. P. e Leite, T. S. , 2003 , NEE , Lisboa: Universidade Aberta
Nielson, L. B. , 2000 , Necessidade Educativas Especiais na Sala de aula: Um guia para Professores , Porto Editora
Mesquita, M. H. F. P. , 2001 , Educação Especial em Portugal no último quarto do século XX , Universidad de Salamanca
Lerner, L. , 1997 , Learning disabilities: theories, diagnosis, and teaching strategies , New York: Houghton Mifflin Company
Valle, J. W. and Connor, D. J. , 2014 , Ressignificando a Deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola , McGrawHill Education
Harwell, J. M. , 1995 , Complete learning disabilities handbook: readuy-to-use teaching learning-handicapped students , New York: The Center for Applied Research in Education
Pereira, F. (coord.), Crespo, A., Trindade, A. R., Cosme, A., Croca, F., Breia, G., Franco, G., Azevedo, H., Fonseca, H., Micaelo, M., Reis, M. J., Saragoça, M. J., Carvalho, M. e Fernandes, R. , 2018 , Para uma Educação Inclusiva - Manual de apoio à prática , ME/DGE
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas incluem momentos teórico-práticos, dedicados à introdução, desenvolvimento ou síntese dos temas estudados, e outras de natureza prática, realizadas através de seminários, com especialistas convidados e/ou observação, análise e discussão de casos em vídeos. A avaliação é contínua, com ênfase no aspeto formativo da avaliação, permitindo integrar os diferentes desempenhos dos alunos, em momentos distintos, relativamente a diferentes problemáticas. Para a avaliação os estudantes devem proceder à criação de um instrumento de avaliação e de uma atividade para serem utilizados com um tipo de NEE. Na época de recurso/melhoria a nota obtida na época normal pode ser recuperada. Obtém aprovação na disciplina quem obtenha nota final superior ou igual a 9,5 valores.