Disciplina: Didática da Matemática II

Área Científica:

Didática

HORAS CONTACTO:

123 Horas

NÚMERO DE ECTS:

11,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os documentos ministeriais e diretrizes de referência recentes, compreendendo a sua operacionalização na planificação de tarefas matemáticas.
2 - Identificar as principais mudanças curriculares e os pressupostos que fundamentam as opções sobre o atual programa de Matemática.
3 - Explorar diferentes temas da Matemática utilizando materiais manipulativos e tecnologias, refletindo sobre possíveis metodologias de trabalho em sala de aula.
4 - Analisar, selecionar e conceber tarefas e sequências de tarefas para a aprendizagem da Matemática no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, utilizando materiais manipuláveis e tecnologias.
5 - Reconhecer a importância das conexões matemáticas entre conteúdos e procedimentos.
6 - Trabalhar de forma autónoma e colaborativa, assumindo uma perspetiva de desenvolvimento profissional permanente.

Conteúdos / Programa:

1 - O Currículo da Matemática. Estudar-se-ão as tendências recentes da evolução curricular no Ensino da Matemática, analisando o papel educativo da Matemática e as finalidades do seu ensino; os programas atuais portugueses, os documentos ministeriais e as diretrizes de referência da atualidade.
2 - Didática específica dos grandes temas curriculares. Nesta unidade curricular os alunos terão a oportunidade de explorar propostas para a aula de matemática, incidindo no estudo dos aspetos didáticos para os diferentes temas matemáticos. Numa perspetiva integradora, procurar-se-á discutir a utilização de diferentes recursos (tecnológicos e não tecnológicos) bem como possíveis metodologias de trabalho a serem adotadas em contexto de sala de aula.
2.1 - Abordagem didática ao estudo da Geometria:
2.1.1 - metodologias de trabalho em sala de aula (flipped learning);
2.1.2 - materiais didáticos e novas tecnologias no ensino da Geometria (software matemático e apllets no Geogebra; calculadora).
2.2 - Abordagem didática ao estudo do Número:
2.2.1 - metodologias de trabalho em sala de aula (gamming and gamification);
2.2.2 - materiais didáticos e novas tecnologias no ensino do Número (Calculadoras, Sensores, Jogos).
2.3 - Abordagem didática ao estudo da Estatística e Probabilidades:
2.3.1 - metodologias de trabalho em sala de aula (Project-based Learning);
2.3.2 - materiais didáticos e novas tecnologias no ensino da Estatística e Probabilidades (Calculadoras, PorData).
2.4. - Abordagem didática ao estudo da Álgebra:
2.4.1 - metodologias de trabalho em sala de aula (Inquiry-based Learning);
2.4.2 - materiais didáticos e novas tecnologias no ensino da Álgebra (Geogebra, Calculadoras físicas e online, sensores, robôs).
3 - Conexões Matemáticas. Nesta unidade os alunos terão oportunidade de explorar tarefas para a aula de matemática visando conexões entre diferentes conteúdos programáticos e refletir sobre a importância das conexões para a aprendizagem.

Bibliografia / Fontes de Informação:

B. J. Caraça , s.d , Conceitos fundamentais de Matemática. , Lisboa: Fotogravura Nacional.
Elsa Fernandes , 2013 , Aprender MAtemática e Informática com Robots (e-book) , Aprender MAtemática e Informática com Robots (e-book)
Lopes, Ana Vieira, et. al. , 1990 , Actividades Matemáticas para a sala de aula , Lisboa: Texto Editora.
National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) , 2007 , Princípios e normas para a matemática escolar , APM
DGE , 2018 , Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário , DGE
DGE , 2018 , Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico , DGE
Grupo de Trabalho T3 , 2014 , Problemas e investigações com Tecnologia - Funções , Lisboa: APM
APM , 2017 , Princípios para a ação , Lisboa: APM
G. Oliveira Martins et al. , 2017 , Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória , DGE
DGE , 2021 , Aprendizagens Essenciais -Ensino Básico , DGE
Canavarro, A.P.; Nunes, C.; Nunes, D. & Alves, S. , 1992 , Fractais no Ensino Secundário , Lisboa: APM

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas desta UC incluem sessões teóricas, dedicadas à introdução ou síntese dos vários temas estudados, e outras, mais frequentes de natureza prática. A reflexão e a discussão são elementos fundamentais do trabalho realizado. A atividade dos alunos desempenha um papel central nas aulas e pode assumir diversas formas: trabalho prático, participação em discussões, preparação de apresentações, incluindo momentos de dinamização das próprias aulas. A participação nas atividades inclui frequentemente a utilização de material de apoio, nomeadamente textos e outros documentos escritos, materiais manipuláveis e recursos audiovisuais e tecnológicos. A avaliação assume um caráter contínuo e formativo, sendo considerados os seguintes elementos e respetivas ponderações: dois relatórios em grupo (25% cada); um trabalho escrito individual (30%) e duas apresentações orais (10% cada).