Disciplina: Didática da Matemática I

Área Científica:

Didática

HORAS CONTACTO:

75 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

O1 - Ter consciência da Natureza da Matemática discutindo diversas perspetivas da Matemática enquanto Ciência e as respetivas implicações educacionais.
O2 - Ter consciência do papel do erro na criação e na aprendizagem da Matemática
O3 - Reconhecer que as finalidades do Ensino da Matemática envolvem diversas dimensões e identificar quais as consequências das mesmas na elaboração do currículo, no processo de aprendizagem e no papel social que a Matemática desempenha.
O4 - Reconhecer as implicações para o Ensino da Matemática da introdução da resolução de problemas e de atividades investigativas na prática de sala de aula.
O5 - Analisar e refletir sobre as situações de ensino-aprendizagem e os problemas da prática profissional, por meio da mobilização de saberes adquiridos e construção de novos saberes.

Conteúdos / Programa:

1 - A Natureza da Matemática.
1.1 - Perspetivas da Matemática enquanto Ciência e as respetivas implicações educacionais;
1.2 - Etapas da evolução da Matemática;
1.3 - O papel do erro na criação e na aprendizagem da Matemática.
2 - Resolução de problemas e atividades investigativas.
2.1 - Resolução de problemas na aula de matemática;
2.2 - Atividades investigativas na aula de matemática;
2.3 - Tarefas para a aula de matemática com resolução de problemas e atividades investigativas.
3 - A Aula de Matemática: Planificar e Conduzir.
3.1 - Estrutura de uma aula assente na resolução de problemas e atividades investigativas;

Bibliografia / Fontes de Informação:

Abrantes, P. , 1985 , Planificação no ensino da Matemática. ,
National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) , 2007 , Princípios e normas para a matemática escolar , APM
Ponte, J. P. , 2005 , O professor e o desenvolvimento curricular , APM
Abrantes, P. , 1999 , Investigações matemáticas na aula e no currículo , APM
Precatado, A., Lopes, A. V., Baeta, A., Loureiro, C., Ferreira, E., Guimarães, H. M., Almiro, J., Ponte, J. P., Reis, L., Serrazina, L., Pires, M. V.,Teixeira, P. & Abrantes, P.. , 1998 , Matemática 2001: Diagnóstico e recomendações para o ensino e aprendizagem da Matemática , APM
Davis, P. & Hersh, R. , 1995 , A experiência matemática , Gradiva
Garnica, A. V. M. , 2002 , As demonstrações em educação matemática: Um ensaio , BOLEMA
Polya, G. , 2006 , A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático , Rio de Janeiro: Interciências
APM , 1994 , Normas Profissionais para o Ensino da Matemática , Lisboa: APM/IIE
APM , 1991 , Normas para o Currículo e Avaliação em Matemática Escolar (tradução dos Standarts do NCTM) , APM/IIE
Matos, J. M., Serrazina, M. L. , 1996 , Didáctica da matemática , Lisboa: Universidade Aberta
Ponte, J. P., Brocardo, J., e Oliveira, H. (Orgs.) , 2003 , Investigações matemáticas na sala de aula , Belo Horizonte, Brasil. Autêntica Editora
NCTM , 1991 , Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar , APM/IIE

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas incluem momentos teórico-práticos, dedicados à introdução, desenvolvimento ou síntese dos temas estudados, e outras de natureza prática. A avaliação é contínua, com ênfase no aspeto formativo da mesma, permitindo integrar os diferentes desempenhos dos alunos, em momentos distintos, relativamente a diferentes problemáticas. Para a avaliação serão considerados os seguintes elementos e respetivas ponderações: dois trabalhos em grupo (20% cada); um trabalho escrito individual (30%) e uma frequência (30%). Na época de recurso/melhoria apenas a nota da frequência pode ser recuperada. Obtém aprovação na unidade curricular quem obtenha nota final superior ou igual a 9,5 valores.