Disciplina: Túneis e Obras Subterrâneas

Área Científica:

Engenharia Civil

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os principais conceitos associados à concepção, ao projecto e à construção de túneis e obras subterrâneas, em particular de obras executadas nos complexos vulcânicos de ilha da Madeira.

Conteúdos / Programa:

1 - O uso do espaço subterrâneo através dos tempos. Breve abordagem ao histórico da construção subterrânea, à situação actual e a à engenharia de túneis em Portugal. Apresentação e breve análise dos principais problemas associados aos túneis e obras subterrâneas em geral; Traçado (em planta, alçados e secções tipo).
2 - Estudos geológicos e geotécnicos nas fases de projecto (importância e metodologia da Geologia de Engenharia, reconhecimentos em superfície, reconhecimentos em profundidade, ensaios de campo e laboratório); Condições geológicas com influência no planeamento e projecto de túneis (geologia local, descontinuidades, estado de tensão); Cartografia geológica e geotécnica de túneis durante a fase de construção.
3 - Classificações Geomecânicas (Bieniawski, Barton e outros); Zonamento geotécnico.
4 - Fenomenologia associada à construção de túneis: interacção maciço-suporte, efeitos tridimensionais na proximidade da frente de escavação, simulação plana dos efeitos tridimensionais, evolução dos estados de tensão e de deformação no maciço envolvente, principais factores que afectam o seu comportamento. Métodos de análise da estabilidade da frente de escavação. Avaliação dos esforços solicitantes nos suportes. Previsão dos movimentos associados à escavação. Critérios de segurança a adoptar nos suportes.
5 - Métodos construtivos. Construção mecanizada com TBM; Construção sequencial (NATM); Construção mecanizada versus construção sequencial; Melhoramento e reforço dos maciços.
6 - Instrumentação e observação de obras. Objectivos; Grandezas a medir e meios de observação; Localização dos dispositivos de observação e frequência das leituras; Interpretação dos resultados.
7 - Modelação numérica de túneis recorrendo a um programa de cálculo automático.

Bibliografia / Fontes de Informação:

L. González Vallejo, M. Ferrer, I. Ortuño, C. Oteo , 2002 , Ingeniería Geológica , Prentice Hall
J. Almeida e Sousa , 2006 , Projecto de Túneis ,
C. Lopez Jimeno , 2011 , Manual de Túneles y Obras Subterráneas ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1 Frequência (50% na classificação final) com questões teóricas e problemas práticos relacionados com as matérias leccionadas na disciplina - Tem objectivos de aferir conhecimentos teórico e teórico-práticos mediante uma frequência que cobre os vários tópicos da unidade curricular, que incide na capacidade do aluno em relacionar partes da matéria. 2 Trabalhos Práticos (25% cada na classificação final) visando a fenomenologia associada à construção de túneis através da modelação numérica de túneis, recorrendo à aplicação de um programa de cálculo automático. Para aprovação na disciplina o aluno tem que obter, em simultâneo: Classificação Final = média {Frequência, Trabalho Prático} >= 9,5val; Classificação Frequência >= 6,0val; Classificação Trabalho Prático >= 8,0val; Apenas a frequência é recuperável em Época Recurso e Especial.