Disciplina: Obras Marítimas e Fluviais
Área Científica:
Engenharia Civil
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
01 - Pretende-se que os alunos, utilizando o conhecimento dos processos físicos fluviais e modelos matemáticos de simulação, adquiram a capacidade de intervir em leitos aluvionares e de antever e quantificar os impactes morfológicos de obras fluviais.
02 - Dotar os alunos de competências para conceber, analisar e dimensionar infraestruturas de Hidráulica Marítima integrando as dimensões de sustentabilidade.
03 - Desenvolver competências transversais, designadamente no que respeita à elaboração e apresentação de relatórios técnicos de projetos.
Conteúdos / Programa:
C1 - Introdução.
C2 - Elementos de Hidráulica Fluvial.
C3 - Transporte Sólido.
C4 - Elementos de Hidráulica Marítima.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Veloso Gomes, F. , 1995. , Fenómenos de Alteração e Deformação da Agitação na Propagação em Direcção à Costa - Interacção. , FEUP.
Schierecck, G. J. , 2001. , Introduction to bed, bank and shore protection. , Delft University Press.
U. S. Army - Coastal Engineering Research Center , 1973. , Shore Protection Manual. ,
Veloso Gomes, F. , 2000. , Protecção Costeira. , FEUP.
LNEC. , 1997. , Obras de Protecção Costeira. ,
William Kamphuis. , 2000. , Introduction to Coastal Engineering and Management. , Queen?s University.
Young C Kim. , 2000 , Hand book of coastal and ocean engineering. , California State University.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Mini-testes: visam aferir conhecimentos teóricos e teórico-práticos. Desta forma, é possível monitorizar o desempenho dos alunos durante o semestre e adotar medidas corretivas quando necessário. ? (5,0% + 5,0% = 10,0%) Trabalho: O trabalho é avaliado por relatório, apresentação ou por discussão. Permite ao aluno desenvolver competências de escrita, de apresentação de resultados, desenvolver competências de comunicação oral e trabalho em equipa. ? (30,0%) Frequências/Exames: visa avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, incluindo a capacidade de integrar os diferentes conteúdos de forma holística. ? (60,0%) Na Época de Recurso e na Época de Especial, o exame vale 60% da avaliação final, ou seja, apenas a frequência é recuperável. As partes da avaliação correspondentes ao trabalho e aos mini-testes não são recuperáveis.