Disciplina: Intervenção nas NEE
Área Científica:
Área Educacional Geral
HORAS CONTACTO:
38 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Identificar problemáticas das Necessidades Educativas Especiais Sinalizar crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais Utilizar instrumentos de avaliação e referenciação Dominar os conceitos subjacentes à Diferenciação Pedagógica Determinar potencialidades e necessidades intraindividuais Estabelecer processos de intervenção em transdisciplinaridade Proceder a adequações e/ou adaptações curriculares Avaliar factores de risco, prevenção e intervenção Promover a reflexão sobre a mudança de paradigma face às NEE na família, na escola e na sociedade Transmitir aos alunos conhecimentos que lhes permitam colaborar na implementação de estratégias e técnicas junto de crianças/jovens/adultos com Necessidades Educativas Especiais; Reconhecer os benefícios da inclusão escolar e reconhecer-se como elemento facilitador desse processo Proceder a adaptações técnicas e tecnológicas Desenvolver e adaptar conteúdos e recursos materiais alternativos e facilitadores da aprendizagem. |
Conteúdos / Programa:
A disciplina de Necessidades Educativas Especiais pretende ser um meio de reflexão de temáticas inclusivas, em ordem a uma maior sensibilização e difusão de valores de solidariedade e igualdade de oportunidades, preconizados na filosofia da Inclusão e almejada na Declaração de Salamanca. A mesma incidirá sobre a educação e intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais, em contexto escolar e a sua participação na família e comunidades de origem. Com o enquadramento legal queremos que os alunos conheçam e analisem, de forma crítica e reflexiva, os normativos que orientam a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino. Propomo-nos ainda dar a conhecer pontos de vista que, associados à análise de práticas, com parcerias a diferentes níveis, integradoras de acontecimentos e realidades abrirão horizontes na perspetiva de uma ação futura assertiva, contextualizada, negociada, fundamentada e orientada para o sucesso de todos. |
Bibliografia / Fontes de Informação:
regular. Lisboa: DEB
Arends, Richard I.(1995). Aprender a Ensinar. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal. Lda.
Bairrão, J. (Coord.) (1998). Os alunos com necessidades educativas especiais.
Bairrão, J. & Almeida, I. C. (2003). Questões actuais em intervenção precoce. Psicologia, 17, 15-30.
Bautista, Rafael (1997), Necessidades Educativas Especiais, Dina Livro
Berlo, David (1989). O Processo de Comunicação. S. Paulo: Martins Fontes.
Bradley, R., Danielson, L. & Hallahan, D. P. (Eds.) (2002). Identification of learning disabilities. Research to practice (pp. 791-804). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Carita, A. (1992). A indisciplina na sala de aula ? como prevenir? Como remediar?. Lisboa: Editorial Presença.
Carita, A. (1999). O conflito na sala de aula: representações mobilizadas pelos professores. Análise psicológica, XVIII (1), 79-95.
Castro, S. L. & Gomes, I. (2000). Dificuldades de aprendizagem da língua materna (pp. 124-150). Lisboa: Universidade Moderna.
Correia, L. M. (1997). Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto: Porto Editora.
Correia, Luís Miranda e Ana Maria Serrano, Envolvimento Parental em Intervenção Precoce. Das práticas Centradas na Criança às Práticas Centradas na Família.
Correia, Luís Miranda, Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares
Correia. L. M. (2013). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. Porto: Porto Editora.
Correia. L. M. (2010). Educação Especial e Inclusão. Quem Disser Que Uma Sobrevive Sem a Outra Não está no Seu Perfeito Juízo. Porto: Porto Editora.
Correia. L. M. (2008). A Escola Contemporânea e a inclusão de alunos com NEE. Considerações para uma escola com sucesso. Porto: Porto Editora.
Correia. L. M. (2008). Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Contributos para uma Definição Portuguesa. Porto: Porto Editora.
Correia. L. M. (2013). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. Porto: Porto Editora.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Exposição verbal e clarificação de conceitos: Assiduidade e Participação: (10%) |