Disciplina: Matemática para o Ensino
Área Científica:
Área de Docência
HORAS CONTACTO:
60 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Comprender as transformações geométricas utilzando o Geogebra
2 - Operar com frações utilizando materiais manipulaveis
3 - Compreender: noção de ângulo, ângulos convexos, concavos, adjacentes. Soma de ângulos
4 - Compreender e utilizar métodos da História da Matemática para multiplicar e dividir.
5 - Compreender e vivenciar diferentes metodologias de ensino da matemática, como sejam flipped classroom, project based learning, problem based learning, game based learning, gamification, pair programming entre outras.
Conteúdos / Programa:
1 - Transformações Geométricas com o Geogebra
2 - Operações com frações utilizando materais manipuláveis.
3 - Ângulos com manipuláveis
4 - Multiplicação e Divisão utilizando a História da Matemática
5 - Diferentes Metodologias de ensino
Bibliografia / Fontes de Informação:
P. Palhares , 2004 , Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico , Lidel
D. Fernandes , 1994 , Educação matemática no 1º ciclo do ensino básico: aspectos inovadores. , Porto Editora
B. J. Caraça , s.d , Conceitos fundamentais de Matemática. , Lisboa: Fotogravura Nacional.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A metodologia de trabalho utilizada nestas aulas são elas próprias conteúdos de aprendizagem. São elas flipped classroom, project based learning, problem based learning, game based learning, gamification, pair programming. A avaliação será contínua, sem que isto signifique que os alunos se sintam continuamente avaliados. Por um lado, pretende-se dar ênfase ao aspecto formativo da avaliação e por outro, integrar diversas prestações dos alunos em diferentes momentos e relativamente a diferentes problemáticas na cadeira.