Disciplina: Administração e Gestão Escolar

Área Científica:

Área Educacional Geral

HORAS CONTACTO:

38 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

  1. Problematizar a escola como uma organização complexa
  2.   Analisar a escola sob diferentes perspetivas e metáforas
  3. Analisar as teorias de administração clássicas e modernas
  4. Refletir sobre a evolução dos modelos de administração as escolas em Portugal
  5. Compreender os conceitos recentes de liderança
  6.   Contextualizar a liderança nas organizações escolares
  7. Compreender os efeitos da liderança eficaz na qualidade da escola

 

Conteúdos / Programa:

  1. A escola como uma organização complexa
  2. A escola vista sob diferentes metáforas
  3. Visão histórica das teorias das organizações
  4. As teorias clássicas
  5. As teorias modernas
  6. As teorias organizacionais e a escola
  7. A liderança nas organizações escolares
  8. A administração das escolas do 1º ciclo em Portugal
  9. O professor como gestor
  10. A Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE)

Bibliografia / Fontes de Informação:

Apple, M. (2000). Educação e o Poder. Porto Editora.

Barroso, J. (2005). Políticas educativas e organização escolar. Universidade Aberta.

Bento, A. (2010). Desafios à liderança em contexto de mudança. In A. Bento & A. Mendonça (Orgs.). Educação em tempo de mudança (2ª edição) (pp.31-57). ITC.

Costa, J. (1996). Imagens Organizacionais da Escola. Edições Asa.

Estêvão, C. (2002). Globalização, Metáforas Organizacionais e Mudança Educacional. Dilemas e Desafios. Edições ASA.

Formosinho, J. et al. (2000). Políticas Educativas e Autonomia das Escolas. Edições ASA.

Formosinho, J., & Machado, J. (2014). Autonomia e Gestão Escolar. Em M. d. Rodrigues (Ed.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vols. II - Conhecimento, Atores e Recursos, pp. 227-250). Almedina.

Formosinho, J., Fernandes, A., Ferreira, F. (2005). Administração da Educação: Lógicas Burocráticas e Lógicas de Mediação. Edições Asa.

Formosinho, J., Fernandes, A., Machado, J. & Ferreira, H. (2010). Autonomia da escola pública em Portugal.Fundação Manuel Leão.

Formosinho, J., Ferreira, F., Machado, J. (2000). Políticas educativas e autonomia das escolas. Edições Asa.

Fraga, N., et al.. (2008). Liderança Escolar: qualidade que se aprende e desenvolve. In Alice Mendonça e António V. Bento (Org.) Educação em Tempo de Mudança. Funchal: Grafimadeira, pp. 115-127.

Fraga, N. (2022). A Teoria da Administração Educacional na Universidade da Madeira. Alguns percursos caracterizadores da sua identidade disciplinar. In M. J. Cardona & M. J. Linhares (coord.), Investigar para intervir na administração educacional. (pp. 7-25) Instituto Politécnico de Santarém ? UI_IPS/ESE. 

Goleman, D. (2016). O faz um líder? Em P. F. Drucker, & et al (Edits.), Liderança. HBR 10 Artigos Essenciais (pp. 9-34). Actual.

Leitão, A. (2014). Enquadramento Jurídico-Constitucional da Política Pública de Educação. Em M. d. Rodrigues (Ed.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vols. I - A Construção do Sistema Democrático de Ensino, pp. 91-108). Almedina.

Lima, L. (2011). Administração escolar: Estudos. Porto Editora.

Rogers, C. (1985). Tornar-se pessoa (7th ed.). Moraes Editores.

Sergiovanni, T. (2004). Novos caminhos para a liderança escolar. Edições Asa.

Silva, S., & Fraga, N. (2022). O regime de autonomia e administração das escolas: do plano das intenções declaradas ao plano das ações. O caso da Região Autónoma da Madeira. Revista Lusófona de Educação, 55(55), 109-125.

 

 
 
 
 
 

Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação compreenderá as seguintes partes:

 

    1. Realização de um trabalho de grupo (50% da classificação final). (Nota mínima ? 10 valores)
  1.                                                i.     Trabalho escrito a ser submetido por correio eletrónico em formato .DOC, com 7 a 8 páginas A4 (a um espaço e meio e em Times New Roman 12, margens normais de 3 cm à direita e à esquerda e 2,5 cm em cima e em baixo, excluindo capa, resumo, índice, referências, anexos e apêndices). 
    1. O Artigo é obrigatoriamente acompanhado de:
      1. um resumo até 300 palavras, em português e de outro até 300 palavras em inglês;
      2. um conjunto de até 6 palavras-chave, em português e de outro conjunto de até 6 palavras-chave em inglês.
  2.                                              ii.     As referências (bibliografia) e as citações deverão seguir as Normas APA. (Cf. http://www.apastyle.org/).
  3.                                             iii.     TEMÁTICA GERAL:
    1. Ponto de Partida: ?Capítulo 5: A ?escola? como categoria de investigação.?, do livro de Licínio C. Lima Administração Escolar: Estudos. pp. 147-163.
      1. OBS.: os estudantes deverão ir ao encontro de outras referências que enriqueçam as ideias apresentadas no capítulo a analisar.
    1. Serão atribuídos 50% da classificação final à apresentação de um trabalho de grupo em formato PowerPoint sobre uma das diferentes metáforas que caracterizam a escola, tendo por base a obra de Jorge Adelino Costa com o título ?Imagens Organizacionais da Escola?.

     

Os estudantes que não obtiverem a classificação final de 10 valores consideram-se reprovados na unidade curricular sendo-lhes dada a oportunidade de realizar um exame (época normal).

Regente da Disciplina:

Nuno Miguel da Silva Fraga