Disciplina: Seminário de Reflexão sobre a Prática Pedagógica III
Área Científica:
Prática de Ensino Supervisionada
HORAS CONTACTO:
40 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Analisar e refletir sobre as práticas pedagógicas em contexto de 1º CEB;
- Mobilizar conhecimentos teóricos para fundamentar a prática pedagógica;
- Promover a reflexão crítica dos estudantes sobre a sua própria ação (meta-análise);
- Refletir sobre problemáticas sinalizadas em contexto real, proporcionando-lhes a formação adequada à resolução dos problemas;
- Desenvolver atitudes de reflexão crítica e de questionamento face às experiências observadas e vivenciadas em situação de Prática Pedagógica;
- Participar em sessões temáticas sob a forma de conferências, debates, reflexões conjuntas, apresentações e exposições de diversos temas relacionadas com a Prática Pedagógica;
- Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.
Conteúdos / Programa:
Conteúdos
Nesta unidade curricular dar-se-á continuidade às experiências desenvolvidas pelos alunos nas suas Práticas Pedagógicas anteriores. De igual modo, os conteúdos programáticos selecionados são decorrentes das necessidades formativas, sinalizadas no decurso da Prática Pedagógica nas escolas do 1º CEB. Na linha da continuidade e sequencialidade necessárias prevê-se a pormenorização de algumas componentes essenciais à formação docente, em conformidade com o perfil geral e específico dos docentes do 1º CEB, respetivamente:
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular. Propostas e Estratégias de Ação Pedagógica. Porto Editora.
Cosme, A. (2019). Cidadania e Desenvolvimento. Propostas e Estratégias de Ação Pedagógica. Porto Editora.
Cosme, A., Ferreira, D., Lima, L., & Ferreira N. (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem - Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto Editora.
Duarte, A. (2012). Aprender melhor. Aumentar o sucesso e a qualidade da aprendizagem. Escolar Editora.
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Legislação
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho. Diário da República 1.ª série ? N. º129.
Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Diário da República 1.ª série ? N. º129.
Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto. Diário da República 1.ª série - N.º 149, 1º Suplemento.
Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro. Diário da República 1.ª série ? N. º176.
Despacho n.º 6605-A/2021 de 6 de julho. Diário da República 2.ª série ? N. º129.
Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M de 29 de julho. Diário da República 1.ª série ? N.º 146.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Redação individual de uma reflexão crítica:
? Componente/fundamentação teórica adequada e pertinente ? 6 valores
? Pertinência/adequação da(s) atividade(s) ? 3 valores
? Coerência/fio condutor ? 3 valores
? Argumentação/justificação ? 3 valores
? Escrita adequada e elaborada ? 5 valores
Apresentação pública em forma de seminário;
? Domínio de conceitos e articulação com a(s) a atividade(s) - 4 valores
? Pertinência/adequação da(s) atividade (s) ? 4 valores
? Coerência/fio condutor (entre os momentos da atividade/ou atividades) ? 3 valores
? Suporte audiovisual adequado e/ ou apresentação de materiais concretos envolvidos na(s) atividade(s) ? 5 valores
? Correção do discurso oral, clareza e objetividade ? 4 valores
Elaboração de um diário de bordo reflexivo:
? Escrita adequada e elaborada - 4 valores
? Descrição do conteúdo - 8 valores
? Reflexão crítica fundamentada ? 8 valores