Disciplina: Didática das Expressões II
Área Científica:
Didáticas Específicas
HORAS CONTACTO:
38 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
O futuro educador/professor deve :
- Contribuir para a promoção da educação artística enquanto espaço promotor da imaginação, da criatividade, do sentido estético e do pensamento crítico.
- Ampliar conhecimentos no âmbito do ensino e aprendizagem da manifestação criadora;
- Valorizar os conteúdos das expressões na planificação e desenvolvimento curricular, no âmbito da educação básica;
- Reconhecer as implicações da expressão Musical e Físico-Motora, enquanto processo coletivo, na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal, profissional e artístico.
- Experimentar, explorar, criar e expressar através da linguagem musical, articulando os três tipos de experiência musical: interpretação, audição e criação;
- Compreender e transmitir o valor educativo da Expressão Físico-Motora e aplicar os conhecimentos no desenvolvimento do potencial formativo e expressivo, em diferentes situações de Ensino/Aprendizagem.
- Planificar e concretizar atividades predominantemente do âmbito da expressão Musical e Físico-Motora, numa perspetiva interdisciplinar, no contexto de prática pedagógica;
Conteúdos / Programa:
Módulo: Expressão Físico Motora
1 - Análise da pertinência e potencialidades da Expressão Motora/Dança no Sistema Educativo
2 - Conteúdos de Aplicação Teórico-Prática
2.1. Princípios para a Construção de uma Unidade Didática: Definir corretamente objetivos no âmbito das expressões; Selecionar e organizar conteúdos criando trajetórias de aprendizagem; Optar adequadamente por estratégias diferenciadas.
2.2. Planos de aula - coerência com a Unidade Didática; Objetivos; conteúdos; progressões
2.3. Princípios da avaliação em Expressão Motora
3 - Conteúdos de Aplicação Prática
3.1 Seleção de conteúdos e organização dos exercícios de acordo com o nível apresentado nos diferentes níveis de ensino.
3.2 Progressões Técnicas dos conteúdos abordados
3.3 Elaboração de coreografias, esquemas gímnicos, jogos ou circuitos: Princípios; conteúdos; progressões
Módulo: Expressão Musical
1- A expressão musical no currículo
1.1 - A expressão musical como meio auxiliador no desenvolvimento da imaginação e da criatividade.
1.2 - As propriedades da música: Timbre, altura duração e intensidade, em contexto
1.2 - Planificação da ação pedagógica: definição de objetivos e conteúdos e atividades, numa perspetiva integrada e articulada, envolvendo os 3 tipos de experiência musical.
1.3 - Aspetos metodológicos da implementação de atividades de expressão musical
1.4 - Construção de ambientes de aprendizagem no âmbito da expressão musical, numa perspetiva integradora.
1.5 - Avaliação: avaliar em música - processos e possibilidades.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bibliografia principal
Comum - Áreas de Expressão Musical e Expressão Físico-Motora
- Ministério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Portugal: Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. Departamento de Educação Básica
- Ministério da Educação (2004). Organização Curricular e Programas Ensino Básico ? 1.º Ciclo. Lisboa: Departamento de Educação Básica
- OCEPE. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação.
- Ministério da Educação (1991) Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências gerais. Lisboa.
Específica - Música
- Aguirre, P. et al (2003). La musica en la escuela. La audición. Barcelona: Graó.
- Amado, M. (1999). O prazer de ouvir música. Editorial Caminho da Educação.
- Brasão, M. (s/d). Brinquedos Tradicionais Cantados: lengalengas e trava-línguas. Editorial Livro. Lisboa.
- Ferrão, A. & Rodrigues, P. (2008). Sementes de música para bebés e crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
- Ferrão, A. & Pessoa, M. (1984). Histórias cantadas. Lisboa. Gabinete Coordenador de Educação Artística.
- Gabinete Coordenador Educação Artística (2006). Cantar, dançar, brincar. Propostas artísticas para o pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Lisboa. Edições Convite à Música.
- Godinho, J., & Brito, M. (2010). As artes no jardim de infância: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Ministério da Educação - Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
- Gonçalves, C. (2001). Cantarolando? Canções temáticas para os mais pequeninos. SRE ?
- GCEA ? Madeira, Sta. Comba Dão: Edições Convite à Música.
- Gonçalves, C. (2003). Música para crianças. Lisboa. Edições Convite à Música
- Gonçalves, C. (2015). Todos juntos a cantar. Edição: AREArtística
- Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação - Música e artes plásticas. 3º Volume. Lisboa: Instituto Piaget.
- Simões, R. (1999). Canções para a educação musical. Editores: Valentim de Carvalho.
Específica - Expressão Físico-Motora
- Batalha, A. (2004), Metodologia do Ensino da Dança. FMH Edições.
- Correia, A. (2014). Benefícios da Ginástica no Desenvolvimento Integral do aluno. In Lopes, H., Gouveia, R., Alves, R. & Correia, A. (Coord.). Problemáticas da Educação Física I (pp. 164-179). Funchal: Universidade da Madeira. ISBN: 978-989-8805-00-3.
- Correia, A. Fernando, C. & Lopes, H. (2013). Dança e Emoções. Seminário Desporto e Ciência (pp. 138-168). Funchal: Universidade da Madeira. 1 e 2 de Março. CD-ROM. ISBN: ISBN:978-989-97466-6-4.
- Fonseca, V. (2007). Manual de Observação Motora. Significação Psiconeurológica dos Factores Psicomotores, Ancora Editora.
- Gallahue D, Ozmun J (2005). Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebés, crianças, adolescentes e adultos. Phorte. São Paulo.
- Gonçalves, F., Albuquerque, A. & Aranha, A. (2010). Avaliação. Um caminho para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Maia: Edições Ismai.
- Lacerda, T. & Gonçalves, E. (2009). Educação estética, dança e desporto na escola, Revista portuguesa de ciências do desporto. 9 (1), pp. 105-114.
- Mallmann, & Barreto. (2005). A dança e seus efeitos no desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança.
- Mesquita, K. & Zimmermann, E. (2006). Dança: Estímulo ao Desenvolvimento de Crianças Portadoras de Deficiência Mental. Revista Digital Art&, Ano IV, número 05, Abril 2006.
- Piéron, M. (1996). Formação de Professores. Aquisição de Técnicas de Ensino e Supervisão Pedagógica. Lisboa: Edições FMH. Sarmento, P., Rosado, A., Rodrigues, J., Veiga, A. L., & Ferreira, V. (1990).
Read, H. (2007). Educação
- Russo, H. (2005). La Dança en la escuela. INDE publicações. 3º Edição
- Smith, J. (1980), Dance Composition - A Pratical Guide for Teachers, London, Lepus Book.
- Sousa, Alberto B. (1979), A Dança Educativa na Escola, s.l., Básica Editora
- Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação - bases psicopedagógicas (Vol.1). Lisboa: Instituto Piaget.
- Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação - drama e dança (Vol. 2). Lisboa: Instituto Piaget.
- ZOTOVICI, S. (2003). Sensibilização, conscientização e expressão do movimento uma proposta para a abordagem da Dança. Revista Horizonte, Vol. XIX, nº 109.
- Wosniak. C. (2011). ?O Movimento do corpo? in: fundamentos da dança-?corpo ? movimento - dança?. Editora unicentro.
Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação nesta Unidade Curricular é contínua, visando a aferição das competências desenvolvidas pelos mestrandos.
Assim, considerando a avaliação como mediação entre ensino e aprendizagem, valorizamos a assiduidade, pontualidade e participação ativa, em todas as atividades desenvolvidas em cntexto de aula.
A avaliação contínua integra os seguintes itens:
- Participação ativa em todas as atividades propostas em contexto de sala de aula - 40%
- Planificação interdisciplinar em contexto de Prática Pedagógica III - 40%
- Reflexão e balanço da(s) atividade(s) implementada(s) - 20%
Avaliação Complementar
Considerando a natureza desta Unidade Curricular, não está previsto avaliação complementar. Salvo situações previstas no "Regulamento de Avaliação / Aprendizagem da UMa".