Disciplina: Ensino Experimental das Ciências

Área Científica:

Didáticas Específicas

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Preparar a programação das aulas tendo em consideração a investigação em Didáticas das Ciências, bem como as actuais Orientações Curriculares do 1o CEB
2 - Diferenciar os conhecimentos científicos nucleares dos secundários
3 - Preparar as actividades de forma a promover uma compreensão científica profunda dos conceitos, da sua natureza e dos valores da ciência
4 - Planificar actividades segundo os conhecimentos, experiencias e capacidades de raciocínio das crianças.
5 - 5Aplicar estratégias e metodologias adequadas para desenvolver capacidades de análise, comunicação e argumentação nas crianças.
6 - Relacionar os conteúdos com os interesses e vidas pessoais dos alunos, dos assuntos escolares e questões da sociedade.
7 - Problematizar as questões dos alunos promovendo uma aprendizagem activa.
8 - Avaliar as actividades e a sua adequação aos objectivos de ensino­-aprendizagem.
9 - Seleccionar actividades que estabeleçam para todos os alunos expectativas de aprendizagem.

Conteúdos / Programa:

1 - A ciência e a sua importância na Educação Básica
2 - Os métodos científicos
3 - Trabalho prático e trabalho experimental
4 - Objetivos das actividades experimentais
5 - Metodologias de ensino das atividades experimentais
6 - Avaliação das aprendizagens dos estudantes

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cachapuz, A., Paria, J., Jorge, M. , 2002 , Ciência, educação em ciência e ensino das ciências , ME
Harlen, W., Qualter, , 2004 , The teaching of science in primary schools , David Fulton Publishers.
Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro‐Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. , 2006 , Educação em Ciências e Ensino Experimental no 1o Ciclo EB , ME
Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro‐Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro,F. , 2006 , xplorando plantas...Sementes, germinação , ME

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas componentes TP e S serão discutidos e analisados em pequeno grupo e em grande grupo diversos documentos relacionados com as temáticas dos conteúdos abordados, fomentando a participação de todos os alunos e a expressão crítica e fundamentada. Apresentação de atividades de ensino­aprendizagem trabalhadas por 2 ou 3 alunos como parte do trabalho autónomo. A avaliação: Prova individual escrita (50%) sobre conteúdos teóricos e a proposta ou análise de atividades experimentais e um portefólio de grupo (50%) com as reflexões solicitadas pela docente sobre vários aspetos da ciência assim como a avaliação e propostas de atividades experimentais. Os documentos de leitura ou tarefas propostas serão avaliados segundo o rigor científico, a análise crítica e a reflexão. Os materiais de ensino serão avaliados segundo a conceção e a diversificação de recursos pedagógicos utilizados, as metodologias de ensino propostas, e avaliação sugerida para os mesmos.