Disciplina: Seminário de Reflexão sobre a Prática Pedagógica I
Área Científica:
Prática de Ensino Supervisionada
HORAS CONTACTO:
40 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Analisar e refletir sobre as práticas pedagógicas em contextos escolares de Educação de Infância;
- Fundamentar a prática pedagógica em pressupostos teóricos e metodológicos adequados a cada situação;
- Aprofundar conceitos e metodologias de ação pedagógica referentes às mais variadas Orientações Curriculares alusivas à Educação Pré-Escolar;
- Promover a reflexão crítica dos estudantes sobre a sua própria ação (meta-análise);
- Refletir sobre problemáticas sinalizadas em contexto real, proporcionando-lhes a formação adequada à melhoria da qualidade da intervenção e à resolução dos problemas encontrados;
- Desenvolver atitudes de reflexão crítica e de questionamento face às experiências observadas e vivenciadas em situação de estágio;
- Participar em sessões temáticas sob a forma de conferências, debates, reflexões conjuntas, apresentações, discussões de casos e exposições de diversos temas relacionadas com a Prática Pedagógica;
Promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.
Conteúdos / Programa:
A unidade curricular de Seminário de Reflexão sobre a Prática Pedagógica pretende capacitar os estudantes para a análise de problemáticas encontradas/levantadas no estágio. Estes irão abordar temas decorrentes das suas necessidades formativas, sinalizadas em contexto real da Prática Pedagógica.
Com a abordagem dos conteúdos programáticos sinalizados pretende-se promover o desenvolvimento de competências de reflexibilidade e de análise crítica sobre a prática pedagógica, essenciais à construção de uma profissionalidade docente qualificada. As dinâmicas criadas nomeadamente no que concerne à discussão de casos induz os estudantes a uma reflexão crítica sobre a sua própria ação e visa a transformação da realidade, ou seja, a resolução dos problemas mediante processos de investigação-ação. A pesquisa, a reflexão crítica sustentada nos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam a ação pedagógica na Educação de Infância, assim como, a partilha de informações e de experiências permitem desenvolver competências fundamentais ao exercício da docência, cuja complexidade não se compadece de meros conhecimentos teóricos e técnicos.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Alves, M. P. & DE Ketele, J. M. (2011). Do Currículo à Avaliação, da Avaliação ao Currículo. Porto: Porto Editora.
Amstrong, T. (2001). Inteligências múltiplas na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas.
Cardona, M. J. (1992). A organização do espaço e do tempo na sala de Jardim de Infância. Cadernos de Educação de Infância, 24, 8-16.
Cardona, M. J. (1997). Para a história da educação de infância em Portugal. O discurso oficial (1834-1990).Porto: Porto Editora.
Cardona, M. J. & Guimarães, C. M. (Coordenação). (2012). Avaliação na Educação de Infância.Viseu: Psicosoma.
Carvalho, I. (1996). A educação pré-escolar em Portugal. Lisboa: M.E. / D.E.B.
Correia, L. M. (2008). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora.
Cosme, A. & Trindade, R. (2002). Manual de Sobrevivência para professores.Porto: Edições Asa.
Fernandes, D. (2006). Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, 19 (2), pp. 21-50.
Ferreira, C. A. (2007). A avaliação no quotidiano da sala de aula.Porto: Porto Editora.
Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Como efetuar alterações curriculares para todos os alunos.Porto: Porto Editora.
Homem, L. (2002). Jardim-de-infância e família: as fronteiras da cooperação.Lisboa: IIE.
Lebrun, M. (2008). Teorias e Métodos Pedagógicos para Ensinar e Aprender.Lisboa: Instituto Piaget.
Lopes, J. & Silva, H. S. (2012). 50 Técnicas de Avaliação Formativa.Lisboa: Lidel - Edições Técnicas Lda.
Lopes, J. & Silva, H. S. (2008).Métodos de Aprendizagem Cooperativa para o Jardim-de-Infância. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas Lda.
Oliveira-Formosinho, J. (Org.) (2012). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Construindo uma práxis de participação. (4ª edição). Porto: Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J. & Gambôa, R. (Orgs.) (2011). O trabalho de projeto na pedagogia-em-participação.Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (2000). Pedagogia diferenciada. Das intenções à ação.Porto Alegre: Artmed.
Perrenoud, P. (2001). A Pedagogia na escola das diferenças: Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed.
Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-Escolar. Sistema de acompanhamento das crianças.Porto: Porto Editora.
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor.Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Tomlinson, C. A. (2008). Diferenciação Pedagógica e Diversidade. Ensino de Alunos em Turmas com Diferentes Níveis de Capacidades.Porto: Porto Editora.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Elaboração individual de um e-Portefólio a ser apresentado à turma a 19 de dezembro de 2024 sobre a Prática Pedagógica, com a ponderação de 100% da avaliação final (50% - conteúdo do e-Portefólio e apresentação - 50%).