Disciplina: Projeto de Intervenção Comunitária

Área Científica:

Ciências da Educação

HORAS CONTACTO:

23 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o potencial da Educação e das metodologias de intervenção comunitária nas políticas de desenvolvimento social
2 - Analisar a participação dos cidadãos do território como um direito e um dever que subsiste à mudança social
3 - Analisar contextos da intervenção educativa e a experiência dos municípios portugueses, enquadrando-os nas perspetivas psicológica e sociológica da intervenção comunitária
4 - Identificar os principais pressupostos dos projetos educativos municipais/locais e o seu legado para o desenvolvimento comunitário
5 - Reconhecer a dinâmica social e a educação formal, não-formal e informal nos processos de desenvolvimento comunitário
6 - Desenvolver atitudes de autonomia científica no planeamento de um projeto pertinente e original
7 - Defender publicamente o projeto de investigação e intervenção comunitária

Conteúdos / Programa:

1 - As teorias e os modelos contemporâneos de desenvolvimento
2 - Os antecedentes históricos e perspetivas conceptuais do desenvolvimento comunitário
3 - A Intervenção Comunitária na perspetiva psicológica e sociológica da ação
4 - Os ofícios da Intervenção Comunitária
5 - A metodologia da intervenção e do desenvolvimento comunitário
6 - As especificidades da Investigação-Ação (Participativa) na construção de Projetos de Intervenção e Participação comunitários
7 - Modelos organizativos, de coordenação e de administração local da educação
8 - Orçamentos Participativos, Cidades Educadoras e Cidades de Aprendizagem e outros espaços epistemológicos de emancipação e inclusão social

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bandeira, A. et al , 2007 , Projetos de Inovação Comunitária , Fundação Aga Kahn
Guerra, I. , 2002 , Fundamentos e processos de uma sociologia de ação: o planeamento em ciências sociais , Princípia
Guerra, I. , 2006 , Participação e ação coletiva. Interesses, conflitos e consensos , Princípia
Menezes, I. , 2010 , Intervenção Comunitária: uma perspetiva psicológica , Livpsic
Oliveira, C., Paulo, J. & Antunes, M. (Eds.) , 1999 , Educação de Adultos e Intervenção Comunitária , Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho
Pérez-Serrano, G. , 2008 , Elaboração de Projetos Sociais: casos práticos , Porto Editora
Pinheiro, M. R. & Gaspar, M. F. , 2018 , Desenhar projetos de intervenção social , Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto
Robertis, C. , 2011 , Metodologia da Intervenção em Trabalho Social , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC pressupõe uma participação ativa dos mestrandos na procura, interpretação e aplicação da informação científica recolhida. Espera-se que desenvolvam processos graduais de autonomia na conceção e projeção de intervenções comunitárias relevantes e originais. O levantamento de situações práticas e a identificação de problemáticas da realidade será uma estratégia para a identificação e elaboração teórica de problemas a investigar. Será proporcionado o contacto com problemas de investigação pelo acesso a diversos projetos, constantes dos acervos do CIE-UMa e de outras IES nacionais e estrangeiras. A avaliação incide na análise e discussão crítica do projeto, com a ponderação de 50% para a qualidade científica do mesmo, patente na pertinência do tema, sistematização da informação teórica, e respetiva articulação com o quadro metodológico e o desenvolvimento do projeto, e rigor da escrita académica. A apresentação e defesa oral do projeto terá a ponderação de 50%.