Disciplina: Educação e Igualdade de Género
Área Científica:
Ciências da Educação
HORAS CONTACTO:
23 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Analisar o quadro conceptual da igualdade de género e cidadania;
2 - Conceituar sexo, género e estereótipos;
3 - Reconhecer o significado de identidade de género e o processo de formação subjacente;
4 - Consciencializar as formas de violência de género no seio familiar e a exercida sobre menores;
5 - Problematizar formas e meios de abordar as questões de género e cidadania em contextos formais e informais de educação;
6 - Conhecer os principais referenciais nacionais e internacionais para a promoção da igualdade de género e os mecanismos de apoio financeiro, legal e social para mulheres vítimas de violência;
7 - Reconhecer formas e meios estabelecidos para apoio à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
8 - Discutir a responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género;
9 - dentificar as questões a considerar para uma política promotora da igualdade de género em contextos reais de intervenção.
Conteúdos / Programa:
1 - Igualdade de género e cidadania;
2 - Sexo, género e estereótipos;
3 - A formação da identidade de género;
4 - Tipos de feminismo;
5 - Violência de género no seio familiar e exercida sobre menores;
6 - Género e educação para a cidadania em contextos formais e informais;
7 - Referenciais nacionais e internacionais na promoção da igualdade de género: contextualização histórica, presente e perspetivas futuras;
8 - Mecanismos de apoio financeiro, legal e social para mulheres vítimas de violência;
9 - Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
10 - Responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género;
11 - Política promotora da igualdade de género. Oportunidades e dificuldades.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Abranches, G. , 2009 , Guia para uma Linguagem Promotora da Igualdade entre Mulheres e Homens na Administração Pública , CIG
Amâncio, L. , 1994 , Masculino e Feminino: A construção social da diferença , Afrontamento.
Cardona, Mª J. (Coord.). , 2011 , Guião de Educação: Género e Cidadania no 1º ciclo do ensino básico , CIG
Nicholson, P. , 1996 , Gender, power, and organization , Routledge.
Nogueira, C. & Saavedra, L. , 2007 , Estereótipos de género. Conhecer para os transformar , Cadernos Sacausef III
Pintassilgo, M. L. , 1981 , Feminismo. Palavra Velha? , Reflexão Cristã
Pinto, T. , 2007 , Educação e políticas para a igualdade em Portugal. Balanço e prospetiva. In L. Amâncio et al. (Org.). O Longo Caminho das Mulheres. Feminismos 80 anos depois (pp. 141-154). , Publ D Quixote.
Ribeiro, S. , 2005 , Retratos de Mulher. Construções Sociais e Representações Visuais no Feminismo. , Campo das Letras.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quant Dec (0-10)
Metodologia de Avaliação:
Durante as aulas existirá sempre a preocupação em articular a teoria e a prática, considerando as experiências dos estudantes. Das várias metodologias de trabalho, destaca-se a realização de: Aulas expositivas; Trabalhos individuais e de grupos para a análise de textos, situações; estudos de caso, simulação de papéis e discussão de estratégias de intervenção - promoção de atividades práticas que tornem possível estruturar o saber através da ação. Utilização de materiais didáticos (vídeos, textos...) de suporte à comunicação e relação entre os estudantes, pela observação e contacto com situações, exposição e esclarecimento de dúvidas, organização, estruturação e esquematização dos conteúdos das aprendizagens de forma a garantir a construção do conhecimento. A avaliação basear-se-á na realização de um portefólio individual ou de grupo (50%) em que deverá ser desenvolvida uma reflexão teórica (individual) sobre um dos conteúdos do programa (50%).