Disciplina: Educação, Saúde e Bem-Estar
Área Científica:
Saúde
HORAS CONTACTO:
23 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Perspetivar estratégias de intervenção na comunidade, colaborativas e intersetoriais, para a obtenção de ganhos em saúde bem como para desmistificação de preconceitos e combate ao estigma e iniquidades no acesso à saúde e ao bem-estar.
Conteúdos / Programa:
1 - Equidade, educação e saúde;
2 - Saúde e saúde mental: determinantes e fatores intervenientes;
3 - Educação para estilos e hábitos de vida saudáveis ao longo do ciclo de vida. Alimentação equilibrada, bem-estar físico, consumos equilibrados;
4 - Autocuidado, projeto de saúde e intervenção na saúde das comunidades;
5 - Educação e prevenção dos comportamentos aditivos e dependências;
6 - Prevenção e planeamento de respostas a ameaças à saúde humana e inter-relação com os sistemas sócio ecológicos de inserção;
7 - Práticas de cuidados promotoras da saúde e de saúde mental: intervenções educativas, psicoeducativas, psicossociais, e de suporte;
8 - Prevenção de violência e de comportamentos socialmente disruptivos;
9 - Intervenção em crise e catástrofe;
10 - Saúde, Inclusão social, desmistificação de preconceitos e luta contra o estigma.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Centro Hospitalar Universitário de Coimbra , 2020 , Literacia em Saúde, Um Desafio Emergente. Contributos para a Mudança de Comportamentos , CHUC
Jorm, A. , 2012 , Mental health literacy: Empowering the community to take action for better mental health, in American Psychologist (3) ,
Laverack, G. , 2008 , Promoção de Saúde. Poder e Empoderamento , Lusodidactica
Lin, V. & Kickbusch, I. (Eds.) , 2017 , Progressing the Sustainable Development Goals through Health in All Policies: Case Studies from around the World , Government of South Australia & World Health Organization
Loureiro, L. M. (Coord) , 2014 , Literacia em saúde mental: capacitar as pessoas e as comunidades para agir , Unidade de Invest. Ciências da Saúde. Escola Superior EnfermagemCoimbra
Ministério da Educação , 2017 , Referencial de Educação para a Saúde , Ministério da Educação ? Direção-Geral da Educação & Direção-Geral da Saúde
Petronilho, F. , 2012 , Autocuidado. Conceito central na enfermagem , Formasau
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde , 2015 , Promoção da Saúde. Da Investigação à Prática , SPPS
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Adota-se uma metodologia ativa em que os estudantes sejam co-construtores na aprendizagem. As sessões TP, motivarão os estudantes à observação dos contextos sócio ecológicos comunitários. A análise de situações será baseada no debate em subgrupo/ turma. O trabalho de seminário será no âmbito dos conteúdos elencados, resultando os temas, da negociação entre docente/estudantes. A orientação será facultada, no sentido do TA do estudante reverter para o aprofundamento da evidência científica sobre as matérias. A avaliação terá por base o trabalho de seminário realizado em subgrupos, que resultará num trabalho escrito a discutir com o docente. A ponderação na classificação será 50% para o trabalho e 40% para a discussão em subgrupo com a docente. A participação ativa dos estudantes nas sessões letivas será valorizada em 10% para a classificação final. Classificação mínima para a UC - 9,5 valores. Aplica-se o modelo B do RAAAUMa. A UC é passível de recuperação em exame.