Disciplina: Metodologias de Investigação em Ciências Sociais
Área Científica:
Ciências da Educação
HORAS CONTACTO:
27 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Distinguir os grandes paradigmas positivista e pós-positivista de investigação (quantitativo, qualitativo e misto)
2 - Distinguir e descrever metodologias de investigação em ciências sociais
3 - Reconhecer as potencialidades e os contextos de aplicabilidade dos três paradigmas de investigação aos fenómenos da educação em contextos sociais e de desenvolvimento comunitário
4 - Analisar criticamente trabalhos de investigação em desenvolvimento comunitário segundo aqueles paradigmas
5 - Construir instrumentos de recolha de dados quantitativos e qualitativos
6 - Selecionar técnicas de análise de dados
7 - Utilizar técnicas de validação e análise dos instrumentos de recolha de dados
8 - Mobilizar quadros metodológicos adequados à investigação de situações educacionais específicas de desenvolvimento comunitário
9 - Conhecer e saber equacionar as questões éticas da investigação em ciências sociais.
Conteúdos / Programa:
1 - Principais paradigmas da investigação em ciências sociais e respetivas metodologias e técnicas quantitativas, qualitativas e mistas;
2 - Estudo descritivo, estudo experimental e estudo quase-experimental;
3 - Amostra e participantes. Métodos probabilísticos e não probabilísticos de amostragem;
4 - Etnografia e observação participante, estudo de caso, investigação-ação, investigação narrativa, investigação histórica, grounded theory; grupo focal;
5 - O problema, a teoria e as questões da investigação;
6 - Recolha e análise de dados quantitativos (estatística descritiva e estatística inferencial; métodos paramétricos e não-paramétricos de análise);
7 - Recolha e análise de dados qualitativos (categorias, critérios, triangulação e interpretação de resultados);
8 - Construção e validação de instrumentos. Validade interna e externa, fidedignidade e generalização;
9 - Questões éticas da investigação em ciências sociais.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Amado, J. (Coord.). , 2014 , Manual de Investigação Qualitativa em Educação , Imprensa da Universidade de Coimbra.
Coutinho, C. P. , 2011 , Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática , Livraria Almedina.
Bryman, A. , 2001 , Social Research Methods , Oxford University Press.
Hoy, W. & Adams, C. , 2015 , Quantitative Research in Education , SAGE Publications
Marôco, J. P., & Bispo, R. , 2010 , Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas , Climepsi.
Pestana, M. & Gageiro, J. , 2014 , Análise de Dados para Ciências Sociais ? A Complementariedade do SPSS. , Edições Sílabo
Sabirón Sierra, F. , 2007 , Métodos de investigación etnográfica en Ciencias Sociales , Mira Editores
Spicer, N. (Ed.). , 2004 , Combining qualitative and quantitative methods , SAGE Publications
Torres, L. L. & Palhares, J. A. (Orgs). , 2014 , Metodologia de Investigação em Ciências Sociais da Educação , Húmus
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Além do recurso a exposição oral, e a debates com base na leitura de textos, seguida de discussão em grupo e plenário, serão exploradas algumas técnicas de análise de conteúdo com base em software específico. Além da participação nas atividades da sala de aula que será contabilizada com 10% na avaliação final, os estudantes dividem-se em três grupos, elaborando e apresentando cada um deles um simulacro de projeto de investigação centrado no uso de uma metodologia quantitativa, qualitativa ou mista, respetivamente, cuja apresentação valerá 40%, e redigirão ainda um trabalho individual, que valerá 50%, sobre um dos conteúdos da UC indicado pelo professor. A avaliação dos estudantes pressupõe, ainda, uma frequência de 75% das aulas lecionadas.