Disciplina: Comunicação Audiovisual - Fotografia e Vídeo
Área Científica:
Design
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Gerar conhecimentos avançados através do desenvolvimento de um projeto de comunicação audiovisual.
2 - Desenvolver conhecimentos metodológicos evoluídos nas áreas da Comunicação Audiovisual e do Design.
3 - Desenvolver soluções pertinentes na utilização e combinação de meios técnicos, processos e conceitos nessas áreas.
4 - Desenvolver uma prática reflexiva e uma autonomia estética no âmbito da fotografia, curta-metragem, vídeo musical e outras produções híbridas relacionadas com o design e a criação artística
5 - Desenvolver uma produção funcional através de pesquisa e de experimentação criativa, aplicada a contextos socioculturais diversos.
Conteúdos / Programa:
1 - Metodologia nas áreas da fotografia e do vídeo ligado ao Design.
2 - Pré-produção
3 - Trabalhos apoiados na práxis e em conceitos críticos
4 - A pesquisa e a seleção de tecnologias e processos adequados ao projeto.
5 - O desenvolvimento e produção de um projeto de fotografia e de vídeo.
6 - Pós-produção - memória justificada e divulgação.
Bibliografia / Fontes de Informação:
A. Casas , 2013 , Realización Cinematográfica , CUEC-UNAM
A. Meigh-Andrews , 2006 , A History of video art , Boomsbury
A.L Ree , 2011 , Expanded Cinema, Art Performance and Film cinema. , Tate
C. Rivas , 2010 , Cine paso a paso , CUEC-UNAM
C. Vernallis , 2004 , Experiencing music video , Columbia UP
Cotton, C. , 2004 , The Photography as Contemporary Art , Thames and Hudson
F. Fernández Díez , 2008 , Manual básico de lenguaje audiovisual , Paidós
J.P. Ornia , 1991 , El arte del vídeo RTVE , RTVE-Serbal
M. Chion , 1997 , La audiovisión , Paidós
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Esta UC adota o Modelo de Avaliação 'C'. 2. A disciplina será composta por duas componentes principais de avaliação: avaliação contínua (20%) e as duas práticas dos projetos de comunicação audiovisual (40%) e fotografia (40%). 3. Sendo de natureza mais prática, espera-se que os alunos apliquem regularmente ferramentas e técnicas laboratoriais e que criem evidências para o desenvolvimento dos seus projetos. 4. Durante as diversas fases do projeto, espera-se que os alunos apresentem progressos e demonstrem autonomia. 5. Os alunos serão avaliados pelas suas capacidades de: pré-produção - estudos prévios, planificação e justificação; produção e pós-produção do formato de vídeo escolhido ou fotografias - apresentação e divulgação pública.