Disciplina: Programação de Interfaces com o Utilizador

Área Científica:

Informática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - Aprender a expressar ideias de design em formato executável
2 - Aprender o que é fácil e difícil de prototipar rapidamente
3 - Aprender a terminologia básica e as diferentes abordagens usadas pelos programadores e engenheiros de software
4 - Passar pela frustração e pela alegria de programar um protótipo funcional
5 - Conceber e realizar testes com utilizadores aos protótipos desenvolvidos

Conteúdos / Programa:

0 - A disciplina é uma combinação de curso de programação com estúdio de design, destinada a expressar as ideias interativas sob a forma de protótipos funcionais o mais depressa possível. Isto implica a utilização de linguagens de programação, ambientes de desenvolvimento e a realização de testes iterativos e rápidos com os utilizadores finais. Além desta componente prática, a disciplina aborda o problema da distribuição de produtos interativos, vendas em mercados determinados e indeterminados, aplicações sensíveis ao contexto.
1 - Introdução
2 - Ideias e brainstorming
3 - Prototipagem
4 - O processo de engenharia da usabilidade
5 - Prototipagem sensível ao contexto
6 - Criatividade
7 - Distribuição e mercados tecnológicos

Bibliografia / Fontes de Informação:

Jakob Nielsen , 1993 , Usability Engineering , Boston: Academic Press
Peter Thiel and Blake Masters , 2014 , Zero to One: Notes on Startups, or How to Build the Future , Crown Business

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A disciplina é fortemente baseada numa componente intensa de prototipagem rápida com iterações realizadas de modo a permitir melhorar os protótipos produzidos. Existem 4 projetos desenvolvidos fora da aula. São tipicamente entregues 1-2 semanas após serem apresentados. O exame final conta como 45% da nota final, com os restantes 55% a virem dos projetos e participação na aula.

Regente da Disciplina:

Pedro Filipe Pereira Campos