Disciplina: Scenario Planning em Educação
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
27 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Entendendo que o públicoalvo é constituído por professores, formadores de professores, gestores educacionais e outros (futuros) responsáveis, diretos ou indiretos, pela política educativa, ao nível local, regional ou nacional, esta unidade curricular pretende que sejam capazes do seguinte: Conhecer alguns pensadores do passado que ousaram sonhar;
2 - Discutir a profissionalidade docente e a responsabilidade política a ela associada;
3 - Compreender a abordagem sistémica e a visão macro da educação;
4 - Reconhecer as alterações sociais e suas interações com o fenómeno educativo;
5 - Compreender a aceleração da mudança;
6 - Detetar tendências e dinâmicas emergentes (drivingforces) ao nível da sociedade;
7 - Reconhecer a utilização de cenários como um instrumento na tomada de decisão;
8 - Compreender a educação na sua relação com a antecipação do futuro;
9 - Construir cenários de futuro na educação;
10 - Reconhecer o papel do educador que participa no desenho do futuro
Conteúdos / Programa:
1 - Mudança e inovação: convergências e divergências;
2 - Emergência da sociedade moderna: rutura com a tradição medieval; Renascença; Reforma; Revolução Francesa; Revolução Industrial;
3 - Escola como produto da modernidade;
4 - Mal-estar da escola moderna;
5 - Transição paradigmática da contemporaneidade: modernidade radical; tardia; líquida; hipermodernidade; pós-modernidade;
6 - Alguns desafios da pósmodernidade: complexidade; relatividade; globalização; fragmentação; caos; multiculturalismo; incerteza; indeterminação;
7 - Caracterização da pósmodernidade ao nível económico, político, organizacional e pessoal;
8 - Algumas utopias e distopias (República e Atlântida de Platão; Torre de Babel; Messias; Utopia, de Thomas More; Nova Atlântida, de Francis Bacon; Horizonte Perdido, de James Hilton; Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley; 1984, de George Orwell);
9 - Choque de futuro e suas dinâmicas, no momento atual;
10 - Técnica de scenario planning: matriz, eixos, quadrantes, forças motrizes; cenários de futuro.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Chermack, T , 2006 , Scenario Planning in Organizations. How to create, use and assess scenarios , San Francisco: BerrettKoehler Publishers, Inc.
Fernandes, M. R. , 2000 , Mudança e Inovação na Pós-modernidade , Porto: Porto Editora
Fortuna, C. , 1997 , Cidade, Cultura e Globalização , Lisboa: Celta Editora
Giddens, A , 2002 , As consequências da modernidade , Oeiras: Celta Editora
Hargreaves, A. , 1998 , Os professores em tempos de mudança. O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna , Alfragide: McGrawHill de Portugal
Huxley, A. , s.d , O admirável mundo novo , Lisboa: Edição ?Livros do Brasil
More, T , 1997 , Utopia , MemMartins: Publicações Europa-América
Morin, E , 1992 , Introduction à la pensée complexe , Paris: ESF Éditeur
Ralston, B., & Wilson, I. , 2006 , The Scenario Planning Handbook. Developing strategies in uncertain times. , Ohio: Thomson
Toffler, A. , 1970 , Choque do Futuro , Lisboa: Edição ?Livros do Brasil?
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Para além da exposição teórica e da clarificação de conceitos pela professora, com recurso à projeção de diapositivos, procede-se também à leitura de textos breves e sua discussão em pares, grupo e plenário. A leitura de longo fôlego tem lugar essencialmente fora das sessões presenciais. A unidade curricular contempla, igualmente, uma componente prática em que os Mestrandos, organizados em grupo, e com base nos fundamentos teóricos colhidos, desenham cenários de futuro em determinada situação educativa que escolherem (educação pré-escolar, escolar ou extraescolar, formação de professores ou gestão educacional, etc.) A avaliação segue o Modelo E do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da Universidade da Madeira: um trabalho individual escrito sobre cenários de futuro, com um formato de artigo académico, tendo em vista o treino necessário para a posterior elaboração da dissertação.