Disciplina: Paradigmas Educativos

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - No fim da unidade curricular ?Paradigmas Educativos?, os Mestrandos são capazes de: Discutir a noção de paradigma
2 - Compreender os significados de ?paradigma? segundo as perspectivas de vários autores.
3 - Analisar os sentidos de paradigma em Thomas Kuhn
4 - Analisar e compreender as relações dinâmicas entre a sociedade e o sistema educativo.
5 - Descrever e interpretar as várias teorias da educação.
6 - Descrever e interpretar os diversos paradigmas educativos.
7 - Adquirir interesse pela investigação na área da Inovação Pedagógica

Conteúdos / Programa:

1 - PARADIGMA E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
1.1 - Noção de paradigma
1.2 - Sentidos do conceito de paradigma (Thomas Kuhn)
1.3 - Conceito de inovação pedagógica
2 - A ESTRUTURA DIALÉCTICA DO PARADIGMA EDUCACIONAL
2.1 - As dimensões do paradigma educacional
2.2 - Os paradigmas socioculturais
2.3 - Os paradigmas educacionais
2.4 - As relações entre paradigmas socioculturais e educacionais
3 - OS PARADIGMAS INDUSTRIAL, RACIONAL E TECNOLÓGICO
3.1 - O paradigma industrial
3.2 - O paradigma racional
3.3 - Relação entre o paradigma industrial e racional
4 - OS PARADIGMAS EXISTENCIAL E HUMANISTA
4.1 - O paradigma existencial
4.2 - O paradigma humanista
4.3 - As ligações entre o paradigma existencial e humanista
5 - O PARADIGMA DA DIALÉCTICA SOCIAL E O PARADIGMA SOCIOINTERACIONAL
5.1 - O paradigma da dialéctica social
5.2 - O paradigma sociointeraccional da educação
6 - OS PARADIGMAS SIMBIOSINERGÉTICO E O INVENTIVO
6.1 - O paradigma da simbiosinergia
6.2 - O paradigma inventivo da educação

Bibliografia / Fontes de Informação:

C. Fino , 2003 , Walls to be demolished: Moving from a closed teaching factory towards an open learning place , Malta University
Y. Bertrand , 1991 , Teorias contemporâneas de educação , Instituto Piaget
A. Toffler , 2001 , O choque do futuro: Do apocalipse à esperança , Livros do Brasil
Kuhn, T. S. , 1996 , The Structure of Scientific Revolutions , Chicago: University of Chicago Press
Betrand, Y.& Valois, P. , 1994 , Paradigmas educacionais ? Escola e Sociedade , Lisboa: Instituto Piaget
Fino, C , 2001 , Um novo paradigma (para a escola): precisa-­se , In FORUMa­ Jornal do Grupo de Estudos Clássicos da UMa, 1, 2. Funchal: Universidade da Madeira
. , Proceedings of the 28th ATEE Annual Conference e (publicação em CD­Rom) , Malta: Malta University
Toffler, A. , 1999 , A terceira vaga , Lisboa: Editora Livros do Brasi
Thurler, M. & Perrenoud, P. , 1994 , A escola e a mudança , Lisboa: Escolar Editora
Whitaker, P. , 1999 , Gerir a mudança nas escolas , Porto: Edições Asa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Adotam­-se metodologias diversificadas e mistas. Recorremos à projeção de diapositivos, leitura de artigos científicos e outros textos e sua análise em pares, grupo e plenário. É sempre incentivada a partilha e análise de conhecimentos da literatura científica e das experiências vividas dado que os Mestrandos, na sua grande maioria, são professores dos diversos graus de ensino. A avaliação dos Mestrandos segue o Modelo E do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da Universidade da Madeira: um trabalho individual escrito, com a estrutura de um artigo científico, com apresentação oral na turma e a ser submetido por correio eletrónico em formato .DOC, com um mínimo de 5 páginas A4 e um máximo de 10 (a um espaço e meio e em Times 12, excluindo capa, resumo e sumário). Na eventualidade de algum trabalho não vir a revelar consistência, face aos objetivos da unidade curricular, o seu autor será convidado a reformulá­-lo