Disciplina: Educação e Desenvolvimento Comunitário Local

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o potencial da Educação nas políticas de desenvolvimento comunitário local
2 - Analisar a participação dos cidadãos do território como um direito e um dever que subsiste à mudança social
3 - Analisar contextos da intervenção educativa local e a experiência dos municípios portugueses
4 - Identificar os principais pressupostos dos projetos educativos municipais/locais
5 - Reconhecer a dinâmica social e a educação formal, não-formal e informal nos processos de desenvolvimento comunitário

Conteúdos / Programa:

1 - As teorias e os modelos contemporâneos de desenvolvimento.
2 - Os antecedentes históricos e perspetivas conceptuais do desenvolvimento comunitário.
3 - A metodologia do desenvolvimento comunitário.
4 - A Educação para o desenvolvimento sustentável local e global.
5 - Modelos organizativos, de coordenação e de administração local da educação.
6 - Orçamentos Participativos, Cidades Educadoras e Cidades de Aprendizagem: espaços epistemológicos de emancipação e inclusão social.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fraga, N. , 2015 , Entre Sísifo e Prometeu. A escola no desvelar no desvelar de uma cidade educadora. , CIE-UMa
Carapeto, Carlos & Fonseca, Fátima , 2006 , Administração Pública. Modernização, Qualidade e Inovação , Lisboa: Edições Sílabo
Nuno Fraga, António Teodoro , 2017 , A reconfiguração da gestão da coisa pública face à emergência de processos participativos centrados no cidadão: O caso do orçamento participativo de Palmela , Revista Educação, Sociedade & Culturas
J. A. Caride Gómez, O. Freitas, G. Vargas Callejas , 2007 , Educação e Desenvolvimento Comunitário Local. Perspectivas pedagógicas e socias da sustentabilidade , Profedições
I. Vieira , 2017 , A Participação Um paradigma para a intervenção social , Universidade Católica Editora
J. Machado, J. M. Alves, A. Sousa Fernandes, J. Formosinho, I. Vieira , 2013 , Municípios, Educação e Desenvolvimento Local , Fundação Manuel Leão
B. S. Santos , 2002 , Democracia e Participação O caso do Orçamento Participativo de Porto Alegre , Edições Afrontamento
J. Somões , 2011 , Cidades em Rede e Redes de Cidades O movimento das cidades educadoras , Edições Humus
M. Villar , 2008 , A Cidade Educadora. Nova perspectiva de organização e intervenção municipal , Instituto Piaget
J. Calvo Vérges , 2011 , LA experiencia de los presupuestos participativos en los entes locales , Dykinson
A. Nóvoa, M. Apple , 2005 , Paulo Freire: Política e Pedagogia , Porto Editora
D. Innerarity , 2016 , A Política em Tempos de Indignação , Dom Quixote
D. Innerarity , 2010 , O novo espaço público , Teorema
P. Freire , 2001 , A educação na cidade , Cortez Editora
P. Freire , 2002 , Extensão ou comunicação? , Paz e Terra
P. Freire , Educação como prática da liberdade , Paz e Terra
R. Abers , 2000 , Inventing Local Democracy , Lynne Rienner Publishers
I. Guerra , 2002 , Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção. O Planeamento em Ciências Sociais , Principia
J. Trilla , 2004 , Animação Sociocultural. Teoria, Programa e Âmbitos , Instituto Piaget
P. Freire , 1997 , Política e Educação , Cortez Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Adotam-se metodologias diversificadas e mistas. Recorreremos à projeção de diapositivos, leitura de artigos científicos e outros textos e sua análise em pares, grupo e plenário. É sempre incentivada a partilha e análise de conhecimentos da literatura científica e das histórias de vida. A avaliação dos Mestrandos baseia-se na observação direta da sua participação em todas as atividades aí desenroladas e fundamentalmente na produção de um trabalho individual escrito, com a estrutura de um artigo científico, com apresentação oral na turma e a ser submetido por correio electrónico em formato .DOC, com um mínimo de 7 páginas A4 e um máximo de 10 (a um espaço e meio e em Times 12, excluindo capa, resumo e sumário). Poderão fazer parte integrante do artigo, como apêndices, possíveis trabalhos de sala que resultem da análise e apresentação de conceitos-chave da UC.