Disciplina: Liderança Educacional
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
27 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Apreender e refletir sobre a escola portuguesa sob o ponto de vista das lideranças
2 - Analisar as práticas de liderança nas escolas e no sistema educativo
3 - Identificar práticas de liderança mais eficazes para o melhor funcionamento das escolas
4 - Analisar os estudos sobre a gestão e a eficácia das escolas
5 - Refletir sobre as questões de poder na escola
6 - Discutir as questões de género e liderança escolar
Conteúdos / Programa:
1 - Liderança nas organizações escolares
2 - Conceitos, modelos e estilos de liderança
3 - Avaliação das escolas: autoavaliação e avaliação externa
4 - Liderança e processos de melhoria das escolas
5 - Direção de escolas e regulação das políticas
6 - O diretor escolar e a eficácia das escolas
7 - Cultura escolar, conflito e negociação
8 - Revisão da investigação sobre a liderança
9 - Diretor de escola: subordinação e poder
10 - As mulheres e as assimetrias de género na liderança educacional
Bibliografia / Fontes de Informação:
J. Barroso , 2005 , Políticas educativas e organização escolar , Universidade Aberta
M. Fullan , 2003 , Liderar numa Cultura de Mudança , Edições ASA
Chiavenato I. , 1979 , Teoria geral da administração , McGraw-Hill
Goleman, Daniel., Boyatzis, Richard., & McKee, Anne , 2007 , Os novos líderes , Lisboa: Gradiva
Bento, A. , 2008 , Estilos de liderança dos líderes escolares da Região Autónoma da Madeira. In J. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (Orgs.). Atas do V Simpósio sobre Org. e Gestão Escolar , In J. Costa, A.
Bush, T. , 2011 , Theories of educational leadership & management , London: Sage Publications
Costa, J. (Coord.) , 2000 , Liderança e Estratégia nas Org. Escolares , Aveiro: Universidade de Aveiro
Costa, J., Neto-Mendes, A. & Ventura, A. (Orgs.) , 2002 , Avaliação de Organizações Educativas , Aveiro: Universidade de Aveiro
Lima, L. (Org.) , 2006 , Compreender a escola: Perspectivas de análise organizacional , Porto: Edições Asa
Tomlinson, C. & Allan, S. , 2002 , Liderar projectos de diferenciação pedagógica , Edições Asa
A. Bolivar , 2003 , Como melhorar as escolas: Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas , Edições ASA
N. Fraga , 2014 , As lideranças e os processos participativos: uma reflexão em torno da cidadania democrática , Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación
N. Fraga & C. Correia , 2013 , O Projecto - Eu Participo. Uma Estratégia da Política Local para a Educação na Cidadania , Revista Internacional de Educación para la Justicia Social
E. Schein , 1991 , Organizational culture and leadership: A dynamic view , Jossey-Bass Publishers
D. Goleman , 2014 , Foco - O Motor Oculto da Excelência , Temas e Debates
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Adotam-se metodologias diversificadas e mistas. Recorreremos à projeção de diapositivos, leitura de artigos científicos e outros textos e sua análise em pares, grupo e plenário. A avaliação dos Mestrandos baseia-se na observação direta da sua participação em todas as atividades aí desenroladas e fundamentalmente na produção de um trabalho individual escrito, com a estrutura de um artigo científico, com apresentação oral na turma e a ser submetido por correio electrónico em formato .DOC, com um mínimo de 8 páginas A4 e um máximo de 10 (a um espaço e meio e em Times 12, excluindo capa, resumo e sumário). Na eventualidade de algum trabalho não vir a revelar consistência, face aos objectivos da unidade curricular, o seu autor será convidado a reformulá-lo. A avaliação incidirá sobre a participação individual nas aulas, na elaboração de pequenos trabalhos individuais/grupo nas aulas (40%) e na elaboração de um trabalho individual com apresentação oral (60%).