Disciplina: Pensamento Pedagógico Contemporâneo
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
27 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Entendendo que o públicoalvo é constituído por professores, educadores sociais, gestores educacionais, outros profissionais interessados no aprofundamento de questões de educação, esta unidade curricular pretende que sejam capazes do seguinte: Conhecer as principais propostas pedagógicas da Escola Nova;
2 - Compreender as tensões entre a Escola Fabril e a Escola Nova;
3 - Conhecer e compreender as principais propostas pedagógicas do século XX, pós Escola Nova;
4 - Contextualizar os principais pedagogos da Escola Nova na contemporaneidade;
5 - Contextualizar os principais pedagogos pós Escola Nova na contemporaneidade;
6 - Analisar o legado das correntes contemporâneas da pedagogia tendo em vista a sua aplicação na prática
Conteúdos / Programa:
1 - A pedagogia da Escola Fabril e as propostas do Movimento da Escola Nova;
2 - Pedagogos seminais do século XX e respetivas propostas: Maria Montessori; Francisco Ferrer; John Dewey; Célestin Freinet; António Sérgio; Alexander S. Neil; Antón S. Makarenko; Carl Rogers; Eric Weil; Paulo Freire; David Ausubel; Jerome Bruner; Seymour Papert.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Freire, P. , 1975 , Pedagogia do oprimido , Afrontamento
BRUNER, J. , 2000 , Cultura da educação , Edições 70
TR Giles , 1987 , História da Educação , Pedagógica Universitária
J Chateau , s. d. , Os grandes pedagogos , Livros do Brasil
Abbagnano, N. & Visalberghi, A. , 1982 , História da Pedagogia , Lisboa: Livros Horizonte
Bruner, J. , 1997 , Actos de Significado , Lisboa: Edições 70
Dewey, J. , 1989 , Como pensamos: nueva esposicion de la relación entre pensamiento y processo educativo , Barcelona: Paidós
Freinet, C. , 1974 , A educação pelo trabalho , Lisboa: Presença
Papert, S. , 2008 , A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática , Porto Alegre: Artmed
Piaget, J. , 1976 , Psicologia e pedagogia , Rio de Janeiro: ForenseUniversitária
Sérgio, A. , 1984 , Educação Cívica, 3ª ed. , Lisboa: Sá da Costa
Sérgio, A. , s/d , Sobre Educação Primária e Infantil, 2ª ed. , Lisboa: Inquérito
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A proposta metodológica para esta Unidade Curricular apela a uma atividade de natureza teóricoprática, que inclui momentos de ação (pesquisa, construção) e momentos de reflexão e debate. Numa primeira fase são analisadas a Escola fabril e a Escola Nova, respetivas relações e tensões, a partir da projeção de diapositivos, leitura de textos e discussão em grupo e plenário. Em seguida, serão estudados alguns dos principais autores da Escola Nova, seguidos de uma seleção de outros, não vinculados diretamente ou posteriores a esse movimento, com vista à compreensão e reconstrução de referenciais teóricos acerca das correntes contemporâneas de educação e respetiva aplicação na prática pedagógica. A avaliação segue o Modelo E do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da Universidade da Madeira: um trabalho escrito, com o formato de um artigo científico, sobre um autor ou corrente pedagógica, que cada aluno apresenta previamente em seminário, numa lógica de partilha de informação