Disciplina: Conservação da Biodiversidade

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

67 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer os diferentes níveis de diversidade biológica.
2. - Perceber a evolução histórica da conservação da natureza e da biodiversidade.
3. - Reconhecer as diferentes abordagens à conservação (das espécies às comunidades).
4. - Mecanismos de conservação, da conservação de espécies à conservação de habitats. A Directiva Habitats e a Rede Natura 2000.
5. - Reconhecer as espécies e comunidades protegidas a nível europeu com ênfase na Macaronésia.
6. - Reconhecer as principais espécies exóticas invasoras, os seus efeitos e mecanismos de controlo e erradicação.
7. - Princípios base da elaboração da componente biológica de um estudo de impacte ambiental.
8. - Análise de projectos de conservação da biodiversidade com ênfase em projectos LIFE.
9. - Desenvolver a capacidade de reconhecer as diferentes ferramentas de conservação da biodiversidade bem como uma visão crítica da implementação de políticas de conservação da biodiversidade.

Conteúdos / Programa:

1. - Diversidade biológica versus biodiversidade
2 - Evolução histórica, do século XVIII ao século XX, da conservação cinegética, às primeiras áreas protegidas.
3 - Evolução das listas de espécies protegidas, problemática das listas vermelhas e livros vermelhos.
4 - A IUCN, a aplicação de critérios, problemas da sua aplicação.
5 - Conservação de espécies ou de ecossistemas, listas de espécies e de comunidades, Directiva Habitats, listas vermelhas de espécies e comunidades e Rede natura 2000.
6 - Espécies invasoras, conceitos base, legislação portuguesa, europeia e internacional.
7 - Estudos de caso de conservação dirigida a espécies, conservação dirigida a ecossistemas e programas de erradicação de invasoras.
8 - Legislação relativa a áreas protegidas e consequências na evolução do estado de conservação das mesmas.
9 - SLOSS, dos parques naturais do século XX ao conceito de micro-reserva e à Rede Natura 2000.
10 - Antropocentrismo, turismo e capacidade de carga, hierarquização da conservação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Primack R. , 2002. , Essentials of Conservation Biology , Sinauer associates, Sunderland
Sutherland W , 1998 , Conservation science and action. , Blackwell Publishing, Oxford.
Tilman D , 2000 , Causes, consequences and ethics of biodiversity ,
Azam, C. S., Gigot, G., Witte, I., & Schatz, B. , 2016 , National and subnational Red Lists in European and Mediterranean countries: current state and use for conservation , Endangered Species Research, 30, 255-266.
Bilz, M., Kell, S.P., Maxted, N. and Lansdown, R.V. , 2011 , European Red List of Vascular Plants , Luxembourg: Publications Office of the European Union
Bland, L.M., Keith, D.A., Miller, R.M., Murray, N.J. and Rodríguez, J.P. , 2016 , Guidelines for the application of IUCN Red List of Ecosystems Categories and Criteria, Version 1.0 , Gland, Switzerland: IUCN. ix + 94pp.
Costas Kadis, Costas A. Thanos & Emilio Laguna Lumbreras , 2013 , Plant Micro-Reserves: From Theory To Practice. Experiences gained from EU LIFE and other related projects , Utopia Publishing, Athens
EC , Council Directive 92/43/EEC of 21 May 1992 on the conservation of natural habitats and of wild fauna and flora ,
EC , DIRECTIVA 97/62/CE DO CONSELHO de 27 de Outubro de 1997 relativa à adaptação ao progresso científico e técnico da Directiva 92/43/CEE relativa à preservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens ,
Fiedler P., Jain J. , 1992 , Conservation Biology. The Theory and Pratice of Nature Conservation, Preservation and Management , Chapman and Hall
García Criado, M., Väre, H., Nieto, A., Bento Elias, R., Dyer, R., Ivanenko, Y., Ivanova, D., Lansdown, R., Molina, J.A., Rouhan, G., Rumsey, F., Troia, A., Vrba, J. and Christenhusz, M.J.M. , 2017 , European Red List of Lycopods and Ferns , Brussels, Belgium: IUCN
Groom, M. et al. , 2006 , Principles of Conservation Biology. 3rd ed , Sinauer associates, Sunderland
EC , 2013 , INTERPRETATION MANUAL OF EUROPEAN UNION HABITATS EUR 28 , EUROPE, EUROPEAN COMMISSION DG ENVIRONMENT Nature ENV B.3
IUCN , 2018 , The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2018-1. , http://www.iucnredlist.org>. Downloaded on 05 July 2018
IUCN Red List Committee , 2013 , The IUCN Red List of Threatened Species? Strategic Plan 2013 - 2020. Version 1.0. ,
IUCN , 2012 , Guidelines for Application of IUCN Red List Criteria at Regional and National Levels: Version 4.0 , Gland, Switzerland and Cambridge, UK: IUCN. iii + 41pp.
IUCN , 2012 , UCN Red List Categories and Criteria: Version 3.1. Second edition , Gland, Switzerland and Cambridge, UK: IUCN. iv + 32pp
Mace G. , 2004 , The role of taxonomy in species conservation , Phyl. Trans R. Soc. Lond B.
Teixeira, C., Sequeira, E., Lacerda, F., Gonçalves, G., Pinto,N., Pedroso, N. & Sarmento, N. , 2008 , 60 anos do Movimento Ambientalista, 60 Anos pela Conservação da Natureza em Portugal; & 60 anos pela Natureza em Portugal , Liga para a Protecção da Natureza
Liga para a Protecção da Natureza , 2008 , Conservação da Natureza em Portugal; & 60 anos pela Natureza em Portugal , Liga para a Protecção da Natureza

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas: aulas expositivas, onde os conceitos, princípios e métodos são considerados, integrando conhecimentos de outras áreas disciplinares, nomeadamente Taxonomia, Ecologia, Biologia Evolutiva e Genética. Aulas teórico-práticas: serão abordados estudos de caso e textos/artigos, de forma a promover uma discussão orientada e o debate de posições antagónicas. Trabalho de Campo: observação e análise in loco, de distintos projectos e programas de conservação da natureza. Avaliação: 2 testes (35% cada) e um trabalho de grupo com relatório e apresentação (20 +10%).