Disciplina: Metodologia do Treino Específica

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Dominar conhecimento aprofundado e especializado do treino de uma modalidade desportiva
2 - Desenvolver o espírito crítico e capacidade de reflexão sustentando o conhecimento original e a investigação no treino desportivo
3 - Dominar diferentes métodos de avaliação do rendimento e de planeamento na modalidade escolhida
4 - Dominar o conhecimento para desenvolver modelos de desempenho competitivo na modalidade escolhida
5 - Dominar o conhecimento aprofundado e especializado sobre as tarefas do treinador e sobre a organização e direção do treino desportivo e competição
6 - Desenvolver a capacidade de conceber conhecimento original e inovador estruturado sobre o treino desportivo no desporto escolhido evidenciando a sua aplicabilidade
7 - Demonstra domínio do conhecimento no âmbito do treino desportivo. Utiliza as metodologias adequadas para dar resposta aos problemas e justifica a sua utilização. Elabora projetos e planeamento de treino desportivo numa modalidade de forma adequada e tendo em conta o público alvo

Conteúdos / Programa:

1 - 1. Definição da modalidade desportiva escolhida pelo aluno e plano de trabalho na UC
2 - Estudo das características de desempenho competitivo na modalidade escolhida
3 - Estudo dos principais fatores de treino na modalidade desportiva escolhida
4 - Estudo do planeamento e periodização na modalidade escolhida
5 - Estudo dos modelos de preparação e de recrutamento na modalidade escolhida: desde a formação ao alto nível.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Carling, C.,Reilly, T.& Williams, M. , 2009 , Performance assessement for field sports , Routledge
Garganta, J., Prudente, J., Anguera, T. , 2014 , Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos , Universidade do Porto-Faculdade de Desporto. Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervençã
Gordon, D. , 2009 , Coaching Science , FCS
McMorris, T., Hale, T. , 2006 , Coaching Science- Theory into practice , Wiley

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Será concebido um plano de atividades para cada estudante com base na modalidade escolhida de modo a contribuir para a sua capacidade de concretizar os objetivos. Este processo será realizado através de uma orientação tutorial, personalizando o processo de ensino. O estudante apresentará relatórios sobre cada um dos pontos do programa que será debatido, sendo o aluno estimulado para realizar uma pesquisa bibliográfica autónoma e fazer uma análise crítica e fundamentada da mesma. Com base numa orientação tutorial do docente, o aluno deverá conceber e apresentar uma comunicação oral e um artigo, aplicando o conhecimento e competências adquiridas no estudo de um tema relacionado com a sua modalidade desportiva. A avaliação será realizada através dos relatórios tendo por base a componente escrita e oral (apresentação e discussão - 40%) e do artigo e comunicação apresentada (60%).