Disciplina: Saúde e Prescrição do Exercício em Populações Especiais

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A disciplina pretende constituir-se como sequência lógica relativamente aos conteúdos abordados na Licenciatura em Educação Física e Desporto, em particular aos da disciplina de Exercício na Saúde e na Doença. Mais concretamente, pretende-se dotar o aluno de competências e experiência prática na avaliação e prescrição do exercício em populações especiais com problemas de saúde crónicos, tais como a obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia, síndroma metabólico, Alzheimer, asma e cancro, entre outros. O curso teórico visa um aprofundar dos conhecimentos das características particulares daquelas condições, bem como das considerações especiais a ter em conta nos processos quer de avaliação quer de prescrição àquelas populações. No plano prático, preconiza-se a experimentação e operacionalização de exercícios e metodologias respeitantes aos processos quer de avaliação da aptidão física e fisiológica, quer da prescrição do exercício àquelas populações.

Conteúdos / Programa:

1 - Para cada uma das condições e patologias consideradas será feito um enquadramento geral, dados estatísticos, prevalências, bem como uma análise dos principais fatores de risco e o papel do exercício físico enquanto comportamento de natureza terapêutica. Posteriormente será realizada uma abordagem de gestão do exercício orientado para o problema com as suas cinco etapas: (1) recolha de dados subjetivos, (2) recolha de dados objetivos, (3) avaliação e produção de uma lista de problemas, (4) formulação de um plano diagnóstico, terapêutico (ou ambos), e (5) reavaliação periódica (acompanhamento).
2 - A avaliação da aptidão física e fisiológica e prescrição do exercício nestas populações. Considerações especiais e programas específicos para prevenir e/ou alterar as condições patológicas instaladas.
3 - O processo de estratificação do risco e tomadas de decisão em conformidade. Testes de avaliação da aptidão cardiorrespiratória (laboratoriais e de terreno), composição corporal, força e resistência musculares.
4 - As diferentes técnicas de prescrição pelos métodos metabólico, frequência cardíaca e perceção subjetiva de esforço e respetivas adaptações a estas populações especiais.
5 - Procedimentos e prática de avaliação de parâmetros fisiológicos em repouso e em exercício. Resolução de problemas teórico-práticos de prescrição.

Bibliografia / Fontes de Informação:

ACSM , 2010 , Guidelines for Exercise Testing and Prescription , Williams & Wilkins
Durstine, J.L., & G.E. Moore , 2016 , ACSM's Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities , Human Kinetics
Howley, E.T., Franks, B.D. , 2007 , Fitness Professional's Handbook (5th Edition) , Human Kinetics
Teixeira, P., Sardinha, L., Barata, J.L. , 2008 , Nutrição, Exercício e Saúde , Lidel
Teixeira, P., Silva, M. , 2009 , Repensar o peso: Princípios e Métodos Testados para Controlar o seu Peso , Lidel

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são leccionados em sessões teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais. Aos alunos é estimulada a sua capacidade interventiva e esclarecidas as dúvidas suscitadas. Para avaliação do domínio dos conteúdos teóricos e teórico-práticos é realizado um teste escrito (teórico - 32,5% e teórico-prático - 17,5%). O trabalho sistemático de pesquisa feito pelos alunos versando as várias doenças crónicas abordadas é avaliado através de apresentações periódicas em sessão plenária para a restante turma (50%). Neste trabalho é incentivado não apenas o domínio dos conteúdos mas também a capacidade de síntese, comunicação oral e domínio de técnicas e metodologias afins, bem como de ferramentas informáticas apropriadas. A prática laboratorial no campo da avaliação quer da aptidão física, quer de vários parâmetros fisiológicos em esforço, tendo em consideração as características e limitações destas populações especiais, é também fortemente estimulada.

Regente da Disciplina:

Rui Nuno Trindade de Ornelas