Disciplina: Atividade Física Aptidão e Saúde
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - O objetivo central da disciplina consiste em dotar os alunos de competências teóricas, práticas e laboratoriais que lhes permitam descrever e interpretar a atividade física, a aptidão e a saúde, incluindo os conceitos, os fatores de influência e as aplicações. No final do semestre, o aluno deve ser capaz de:
2 - Dominar os conceitos e interações
3 - Entender a variação no crescimento, físico e performance associada à maturação biológica
4 - Conhecer a regulação genética dos fenótipos centrais de estudo
5 - Entender a variação no crescimento, maturação e performance associada à atividade física
6 - Conhecer a etiologia e as consequências do sobrepeso e obesidade
7 - Entender a variação no crescimento, maturação e performance associada à condição social
8 - Descrever o tracking do crescimento, aptidão e atividade física
9 - Identificar os fatores de risco de doenças degenerativas comuns
10 - Contextualizar e discutir os processos de crescimento e maturação no jovem atleta
11 - Analisar a tendência secular
Conteúdos / Programa:
1 - Atividade física, aptidão e saúde
2 - Variação no crescimento físico humano e performance associada à maturação biológica
3 - Regulação Genética
4 - Variação no crescimento físico humano, maturação biológica e performance associada à atividade física
5 - Obesidade na infância e adolescência
6 - Outros fatores que influenciam o crescimento físico humano, maturação biológica, performance e atividade física
7 - Estabilidade e predição do crescimento físico humano, atividade física e aptidão
8 - Fatores de risco durante a infância, adolescência e saúde adulta
9 - O jovem atleta
11 - Tendência secular no crescimento físico humano, maturação biológica e performance
Bibliografia / Fontes de Informação:
American College of Sports Medicine , 2006 , ACSM's guidelines for exercise testing and prescription , Lippincott Williams & Wilkins
Bouchard, C. Shephard, R., Stephens, T. , 1994 , Physical activity, fitness, and health. International Proceedings and Consensus Statement , Champaign, IL: Human Kinetics, Inc.
Bouchard, C., Blair, S., Haskell, W. , 2012 , Physical activity and health , Champaign, Illinois.
Freitas, D.; Maia, J., Beunen, G., Lefevre, J., Claessens, A., Marques, A., Rodrigues, A., Silva, C., Crespo, M. , 2002 , Crescimento somático, maturação biológica, aptidão física, atividade física e estatuto socioeconómico de crianças e adolescentes madeirenses. O Estudo de Crescimento da Madeira , Universidade da Madeira
Malina, R., Bouchard, C., Bar-Or, O. , 2004 , Growth, maturation, and physical activity , Human Kinetics Books
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Ensino teórico, teórico-prático e laboratorial; 2. Os slides e as vídeo-imagens são usados para melhor clarificar os itens teóricos; 3. É estimulada a presença regular dos alunos nas aulas e uma participação ativa na forma de discussão individual e em pequenos grupos; 4. A leitura e a preparação dos itens específicos do programa são fortemente sugeridas antes da aula; 5. O nível de conhecimento dos alunos é avaliado através de dois testes escritos (75%) e um relatório individual das atividades de laboratório (25%); 6. Uma bonificação de 10% sobre a nota final poderá ser atribuída ao aluno de acordo com os seguintes fatores: pontualidade, participação na aula, evidência de leituras e preparação, partilha de ideias com o docente e colegas e avaliação crítica das leituras sugeridas.