Disciplina: Estratégias de Operacionalização do Desporto
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - As rápidas transformações que se estão a dar aos níveis conceptual, metodológico, instrumental e operativo do treino, no desporto, exigem uma resposta adaptativa e crítica, que promova a capacidade de decisão realizando opções que possibilitem um ajustamento eficiente entre os problemas identificados e os meios de resposta. Assim, mais do que a apresentação de uma proposta alternativa ao processo dominado ao nível da licenciatura ou o aprofundamento de alguns aspetos aí tratados, esta disciplina pretende, a partir de uma proposta concreta, que contempla as vertentes de síntese aplicativa da Sistemática das Atividades Desportivas, dos Métodos de Treino (micro gestão do desporto) e da Gestão e Organização do Desporto (macro gestão do desporto), nos seus aspetos metodológicos e instrumentais, desenvolver, uma capacidade de intervenção eficiente através da análise comparativa da relação custo / benefício das alternativas existentes e, naturalmente, da coerência do todo.
Conteúdos / Programa:
1 - Abordagem funcional da compreensão e explicação das actividades desportivas.
1.1 - Uma taxonomia com base em modelos dos comportamentos solicitados
1.2 - Definição de uma situação como base de debate e de operacionalização.
2 - O Treino (micro gestão) opções em diferentes quadros de referência.
2.1 - O treino como a gestão de processos de adaptação.
2.2 - O diagnóstico, a prescrição e o controlo do treino desportivo.
2.3 - Variáveis e indicadores a considerar, a importância de quantificar.
2.4 - Uma estratégia de actuação suportada por uma conjectura e por refutações.
3 - A Gestão nas estruturas organizacionais de apoio ao treino desportivo (macro gestão)
3.1 - A análise dos objectivos e dos processos para compreensão das suas dinâmicas.
3.2 - Variáveis e indicadores a considerar, a importância de quantificar.
3.3 - Importância da avaliação dos processos
3.4 - A diferenciação da actuação em relação ao gestor e ao economista.
4 - Análise de situações
5 - Estudo de casos
Bibliografia / Fontes de Informação:
Almada, Fernando, Lopes, Vicente & Vitória , 2008 , A Rotura: Estratégias de Operacionalização , Torres Novas: Edições VML
Almada, F. , 1995 , A Culpa não é do Desporto , FMH
Fernando, C., Lopes, H. & Vicente, A. , 2011 , O desporto como factor de desenvolvimento regional - Compreender o instrumento desporto , APDR-UMa.
Lopes, H., Fernando, C., Pudente, J. & Vicente, A , 2011 , O desporto como factor de desenvolvimento regional - o caso concreto da RAM. , APDR-UMa
Sardinha, R., Fernando, C. & Lopes, H. , 2015 , Alto Rendimento no Futebol - Da Macro à Micro Gestão , Dupladp & Associados.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias utilizadas são a exposição oral com debate dos vários conteúdos abordados, a aplicação dos conceitos a situações de análise, a resolução de problemas aplicados a diferentes situações e estudo de casos. A avaliação é realizada através da elaboração e discussão de um trabalho de aplicação a situações concretas das atividades desportivas, da realização de um trabalho laboratorial aplicado a uma situação definida e através de trabalhos e intervenções nas aulas. As percentagens de cada elemento de avaliação serão discutidas e acordadas com os alunos no início do ano letivo. Nenhum elemento terá uma ponderação superior a 50%.