Disciplina: Fisiologia do Exercício

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O programa tem por objectivo proporcionar aos alunos uma formação que lhes permita compreender os efeitos agudos e crónicos da exposição ao exercício físico. Mais concretamente, a disciplina em apreço visa o estudo da forma pela qual, estruturas e funções orgânicas são alteradas e a própria homeostasisa afetada em resposta quer a cargas de exercício quer à actividade física habitual. As perspectivas subjacentes à fisiologia do exercício de, por um lado elevar o rendimento físico e por outro alterar componentes da aptidão fisiológica relacionados com a saúde serão também objecto de análise diferenciada. Porque o envolvimento no qual é realizado o exercício tem um grande impacto no desempenho, esta valência ambiental da fisiologia integrará também o corpo de conhecimento a exigir aos discentes. Pretende-se ainda que o aluno adquira a capacidade de avaliar e interpretar dados referentes ao trabalho produzido durante o exercício, bem como perceber a aplicabilidade prática dos mesmos.

Conteúdos / Programa:

0 - De forma a ir de encontro aos objectivos descritos, o programa de fisiologia do exercício incluirá, entre outros, os seguintes conteúdos:
1 - Metabolismo e Bioenergética; Utilização dos diferentes sistemas energéticos em esforço.
2 - Regulações hormonais durante o exercício.
3 - Adaptações pulmonares à atividade física, função ventilatória, volumes e capacidades pulmonares, consumo máximo de oxigénio, limiar anaeróbio, quociente respiratório.
4 - Adaptações cardiovasculares à atividade física, função muscular cardíaca, débito cardíaco, frequência cardíaca, fração de ejecção, pressão arterial.
5 - Adaptações musculares, fatores nervosos, musculares e mecânicos, tipos de manifestação da força, formas de adaptação neuromusculares, diferentes tipos de fadiga.
6 - Influência do envolvimento físico no desempenho físico dos praticantes.
7 - Ergometria, determinação do consumo máximo de oxigénio, provas laboratoriais e de terreno, provas diretas e indiretas, avaliação da capacidade anaeróbia, avaliação de parâmteros fisiológicos durante o esforço.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Duffield, R. et al , 2004 , Accuracy and reliability of a Cosmed K4b2 portable gas analysis system , Journal of Science of Medicine & Sport
Farrel, P., Joyner, M., Caiozzo, V , 2012 , ACSM's Advanced Exercise Physiology. Second edition , Lipincot Wiliams & Wilkins
Robergs, R. and Burnett, A. , 2003 , Methods used to process data from indirect calorimetry and their application to VO2max , Journal of Exercise Physiology
Vander, A., Sherman, J., Luciano, D. , 1994 , Human Physiology. Sixth edition , Mcgraw-Hill
Kenney, W., Wilmore, j., Costill, D. , 2015 , Physiology of Sport and Exercise. Sixth Edition , Human Kinetics

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são leccionados em sessões teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais. Aos alunos é estimulada a sua capacidade interventiva e esclarecidas as dúvidas suscitadas. Para avaliação do domínio dos conteúdos teóricos e teórico-práticos é realizado um teste escrito (50%). O trabalho sistemático de estudo e pesquisa realizado pelos alunos relativos a diferentes áreas propostas no âmbito da fisiologia do exercício é avaliado através da apresentação em sessão plenária para a restante turma (50%). Neste trabalho é incentivado não apenas o domínio dos conteúdos mas também a capacidade de síntese, comunicação oral e domínio de técnicas e metodologias afins, bem como de ferramentas informáticas apropriadas. A prática laboratorial no campo da avaliação da aptidão física e de vários parâmetros fisiológicos em esforço, é também fortemente estimulada.