Disciplina: Problemática e Metodologias de Investigação em Desporto
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
52 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
0 - O objetivo central da disciplina consiste em dotar os alunos de competências teóricas, práticas e laboratoriais que lhes permitam entender e conduzir investigação na área das ciências do desporto. No final do semestre, o aluno deve ser capaz de:
1 - Identificar e definir o problema e apresentar hipóteses ou questões de investigação
2 - Descrever o delineamento de estudo, os participantes, os instrumentos e a análise estatística dos dados
3 - Demonstrar um comportamento eticamente adequado, incluindo o tratamento seguro dos participantes, a honestidade na recolha dos dados e a autoria e apresentação de dados
4 - Indicar a natureza e as características distintivas da investigação em Desporto
5 - Compreender a natureza das relações causais e controlar as ameaças à validade interna e externa
6 - Dominar os procedimentos, no IBM SPSS
7 - Dominar os termos e a escrita de um artigo na área das Ciências do Desporto
8 - Apresentar uma proposta de candidatura de um projeto a uma fonte de financiamento
Conteúdos / Programa:
1 - Fluxograma do processo de investigação
2 - A ciência e as roturas
3 - O problema
4 - O método
5 - A ética na investigação científica
6 - Tipos de investigação em Desporto (histórica, filosófica, meta-análise, descritiva, observacional, pré-experimental, experimental e quasi-experimental, qualitativa e mista)
7 - Técnicas estatísticas básicas e utilização do software de aplicação estatística IBM SPSS (primeiros passos no IBM SPSS, preparação dos ficheiros, análise preliminar, exploração de relações e comparação de grupos)
8 - Escrita da tese ou dissertação em Desporto (conclusão do processo de pesquisa e estrutura da tese)
Bibliografia / Fontes de Informação:
Anguera, M. T., & Hernández-Mendo, A. , 2016 , Avances en estudios observacionales en Ciencias del Deporte desde los mixed methods. , Cuadernos de Psicología del Deporte
Anguera, M.T., Villaseñor, A.B., Losada, J.L. & Hernandez_Mendo , 2000 , La metodologia observacional en el deporte: conceptos básicos. Educación Física y Deportes , Revista Digital
Kuhn, T. , 1962 , The structure of scientific revolutions , Chicago: The University of Chicago Press
Pallant. J. , 2016 , SPSS Survival manual. A step by step guide to data analysis using IBM SPSS , England: Open University Press
Thomas. J., Nelson. J., Silverman. S , 2015 , Research methods in physical activity , Champaign, IL: Human Kinetics
Lopes, H., Prudente, J., Vicente, A., & Fernando, C. , 2014 , Uma mudança coerente no ensino superior - a ferramenta processo pedagógico , Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Ensino teórico, teórico-prático e laboratorial;2. Os slides e as vídeo-imagens são usados para melhor clarificar os itens teóricos e traçar sequências de desenvolvimento;3. É estimulada a presença regular dos alunos nas aulas e 1 participação ativa na forma de discussão individual e em pequenos grupos;4. A leitura e a preparação dos itens específicos do programa são fortemente sugeridas antes da aula;5. O nível de conhecimento dos alunos é avaliado nos 3 módulos. O módulo 1, lecionado por Duarte Freitas tem a ponderação de 50% e incide sobre um teste teórico (25%), a apresentação de um projeto de investigação (20%) e as aulas (5%). Os 5% associados à participação nas aulas são atribuídos em função da pontualidade, participação, evidência de leituras e preparação, partilha de ideias com o docente e colegas e avaliação crítica das leituras sugeridas. Os módulos 2 e 3 lecionados por Hélder Lopes e João Prudente, respetivamente, incidem sobre um trabalho e têm a ponderação de 25%, cada.