Disciplina: Turismo Rural - Produtos e Serviços

Área Científica:

Turismo e Lazer

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar a emergência de produtos turísticos nas áreas rurais e naturais e as características da procura;
2 - Compreender a realidade do Turismo em Espaço Rural e do Turismo de Natureza em Portugal;
3 - Analisar os problemas e as decisões de planeamento enfrentadas pelas empresas de Turismo em Espaço Rural e Turismo de Natureza;
4 - Conhecer os requisitos legais para a instalação de empreendimentos turísticos nas áreas rurais e naturais;
5 - Desenvolver competências capitalizáveis pelos territórios de baixa densidade tendo em vista o estímulo dos seus fatores de competitividade para o desenvolvimento, bem como a promoção da coesão territorial nacional;

Conteúdos / Programa:

1 - Novas sociedades e novos turismos;
2 - As lógicas concretas que suportam a emergência do turismo nos territórios de baixa densidade;
3 - Um novo mundo rural;
4 - Um novo turismo;
5 - Novos conceitos e novos modelos de desenvolvimento;
6 - O turismo em áreas rurais e naturais;
7 - Origem e motivações da procura;
8 - Modalidades do Turismo em Espaço Rural (TER) e Turismo de Natureza (TN) em Portugal;
9 - TER e TN no contexto do turismo internacional;
10 - Evolução do TER e do TN em Portugal;
11 - O turismo em áreas rurais e naturais como fator de desenvolvimento local;
12 - Potencialidades do turismo rural e de natureza;
13 - Constrangimentos e paradoxos do turismo rural e de natureza;
14 - Desenvolvimento turístico sustentável;
15 - Dados e números sobre o turismo rural;
16 - Os territórios de baixa densidade;

Bibliografia / Fontes de Informação:

Lane, B., & Kastenholf, E. , 2019 , Rural tourism: New concepts, new research, new practice. ,
Sanchez, F. C. , 2019 , Turismo rural e seus reflexos nos indicadores de sustentabilidade ,
Santos, X., & Lopez, L. , 2018 , Turismo rural y de la naturaleza. Una mirada al mundo ,
Silva, F., & Umbelino, J. , 2017 , Planeamento e Desenvolvimento Turístico. ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 20 h assíncronas (TP), 20 h síncronas (TP). As metodologias de ensino e aprendizagem incluem um período de trabalho síncrono com os alunos para enquadramento dos conteúdos programáticos, e atividades autónomas assíncronas, que incluem pesquisa, reflexão critica e estudo pelos alunos, com a realização de trabalhos, sobre os tópicos do programa, fóruns de discussão, moderadas pelos docentes. As atividades presenciais serão realizadas sob a coordenação do regente, tendo por suporte guiões e protocolos comuns, e envolverão para visita de casos de estudo e aplicação dos conhecimentos adquiridos.