Disciplina: Práticas de Investigação

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos avançados sobre investigação em design e investigação através da prática do design.
2 - Desenvolver competências de compreensão dos métodos e ferramentas adequadas à investigação em design.
3 - Desenvolver competências para a geração de ideias originais a partir do trabalho de investigação realizado.
4 - Elaborar um abstract científico e um cartaz cientifico sobre investigação realizada durante o semestre.

Conteúdos / Programa:

1 - Métodos empíricos e teóricos de recolha de dados.
2 - Ferramentas qualitativas e quantitativas de investigação
3 - Os estudos de caso como ferramenta de investigação
4 - Como fazer Entrevistas, questionários e estudos de usabilidade.
5 - Perspectivas de observação do objeto de estudo - a estratégia, a identidade e a tecnologia
6 - A estrutura e método de elaboração de uma investigação científica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ecco, H , 1997 , Como se faz uma tese em Ciências Sociais e Humanas , Editorial Presença
Yin, R , 2005 , Estudos de Caso. Planejamento e Métodos , Bookman
Blessing, L. T. M. and A. Chakrabarti , 2009 , DRM, a Design Research Methodology, , Springer
Albarello, L. et al., , 2005 , Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais (2ª ed. , Lisboa: Gradiva.
Broadbent, J. , 2002 , Generations in design methodologies , Durling, J. Shackleton (eds.), Common Ground, Staffordshire University Press, Stoke-on-Trent.
Cooper, R. , 2003 , About: Academic Design Research. , Design Council
Cross, N. , 2011 , Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work , Oxford: Berg.
Laurel, B , 2003 , Design Research: Methods and Perspectives , MIT Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino articula conhecimentos de natureza conceptual e teórica, com alguma aplicação prática nos trabalhos propostos. Pretende-se manter uma metodologia dialógica que fomente a construção de um discurso e pensamento articulado. A avaliação é contínua, apoiada na realização e apresentação oral de trabalhos e relatórios. A quantidade de trabalhos por semestre, pode variar. Os estudantes serão avaliados pelas suas aptidões teóricas, de leitura de textos, de redação científica, de análise de ideias e competências de síntese. Esta UC adota o Modelo de Avaliação 'B' do regulamento de avaliação da UMa