Disciplina: Curso Livre Experimental: Introdução à Investigação Científica em Biologia Molecular da Célula
Área Científica:
Anatomia e Biologia Celular
HORAS CONTACTO:
30 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Desenvolver no aluno, através da resolução de um problema de natureza experimental, e utilizando a metodologia científica, capacidades de planeamento e execução, e subsequentemente análise, apresentação e de discussão dos resultados da investigação realizada.
Conteúdos / Programa:
No Curso Livre Experimental de Introdução à Investigação científica em Biologia Molecular da Célula no CBMIM-UMa, os alunos são introduzidos ao treino prático do método científico e realizam trabalho experimental para resolução de um problema na área da Biologia Molecular aplicado à Biologia Humana, sendo integrados num projeto de investigação em curso.
O curso é lecionado pela docente responsável pela Biologia Molecular da Célula, através de: aulas TP (8h), em que é feita a introdução ao método científico e os alunos são treinados na leitura, interpretação, apresentação e discussão crítica de um conjunto de artigos científicos; aulas PL (22h) em que executam protocolos experimentais que, consoante a temática do estudo, podem incluir as seguintes técnicas: 1) extração e quantificação de DNA, 2) PCR e/ou RT-PCR, 3) sequenciação, 4) ensaios de restrição, 5) eletroforese em gel de agarose e/ou poliacrilamida, incluindo uma breve análise estatística dos resultados; estudo autónomo (54h), no qual desenvolvem pesquisa bibliográfica, estudo individual e trabalho de grupo.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Alberts et al., (2009) 3rd edition, ESSENTIAL CELL BIOLOGY, Garland Science
http://www.sciencemag.org/careers/2016/03/how-seriously-read-scientific-paper
http://www.ucl.ac.uk/ioe-writing-centre/plan-your-assignment/write-a-research-proposal
Bibliografia específica para a temática do estudo (a disponibilizar)
Métodos e Critérios de Avaliação:
A seleção de alunos candidatos ao estágio baseia-se no aproveitamento a Módulo I.I e numa carta de motivação, com um máximo de três alunos admitidos.
A avaliação é baseada em: avaliação contínua (desempenho, participação, assiduidade e pontualidade), máximo de 10 valores; avaliação de relatório/projeto de investigação apresentado por escrito no final do estágio, máximo de 10 valores. A aprovação no estágio obriga a uma avaliação mínima de 5 valores em cada um dos componentes e a uma classificação final mínima de 10 valores.