Disciplina: Estágio de Iniciação Pedagógica em Anatomia Normal

Área Científica:

Anatomia e Biologia Celular/Ciências Funcionais

HORAS CONTACTO:

20 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Acompanhar o aluno de Anatomia dos Módulos II-I e II-II, do 1º ano, num contacto mais próximo, e numa perspetiva de ajuda na resolução das dificuldades sentidas pelos alunos, no seu processo de aprendizagem em Anatomia.

Desenvolver competências pedagógicas no âmbito da Anatomia e envolver o aluno monitor, numa intervenção proactiva na melhoria do Ensino de Anatomia no Ciclo Básico de Medicina na Universidade da Madeira.

Sensibilizar o aluno para uma metodologia de investigação e publicação, em Anatomia.

Conteúdos / Programa:

Programa de  Anatomia dos Módulos II-I e II-II

Bibliografia / Fontes de Informação:

 

  • "Anatomia Humana. Manual para Estudantes" A. Gonçalves Ferreira, I Álvares Furtado, L Lucas Neto (1ª Ed. Prime Books)
  • ?Human Anatomy?, K. Saladin, McGraw-Hill, 2013 (4ª ed.)
  • ?Anatomie Humaine?, H. Rouvière, A. Delmas, Masson et Cie., 2002 (15ª ed.)
  • ?Gray?s Anatomy ? The Anatomical Basis of Clinical Practice?, Elsevier Saunders, 2015 (41ª ed.)
  • ?Clinical Anatomy by Systems?, R. Snell; Lippincott Williams and Wilkins, 2007 (1ª ed.)
  • ?Anatomia Humana da Locomoção?, J.A.Esperança Pina; Lidel Edições Técnicas, 2014 (5ª ed).

 

 

Bibliografia Complementar

 

  • ?Atlas of Human Anatomy?, F.H. Netter, Elsevier Saunders, 2014 (6ª ed.)
  • ?Netter?s Concise Radiologic Anatomy?, Edward C. Weber, Joel A. Vilensky,   Stephen W. Carmichael, Elsevier Saunders, 2014 (2ª ed.)

Métodos e Critérios de Avaliação:

  1. A apreciação de um relatório a elaborar pelo aluno numa folha A4 (não excedendo a frente e o verso). O relatório deve ser sucinto e conter a apreciação crítica do estágio realizado; o contributo dado pelo monitor para a resolução concreta das dificuldades dos alunos sob sua orientação; cedência de sugestões para melhoria do ensino de Anatomia no CBM-UMa.

       2.  A média entre a informação obtida do/os assistentes das turmas práticas.

       3. Uma pequena apresentação final sobre um tema livre de Anatomia, (tema preparado na aula para ajuda de alunos do ano em curso, tema de   publicação sobre anatomia, de relevante interesse para os alunos, etc.), não podendo exceder 10 minutos de exposição. A exposição será feita num Workshop ou Webinar, a ser feito final do ano letivo, em data e condições a combinar, de acordo com a evolução da situação pandémica de COVID 19.

 

As classificações parcelares serão feitas com arredondamentos às décimas e a classificação final será arredondada às unidades.