Disciplina: Comunicação em Saúde

Área Científica:

Medicina Preventiva e Ciências Sociais

HORAS CONTACTO:

20 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

a) Aquisição de conhecimentos e noções sobre comunicação em saúde, atitudes e competências sobre a comunicação em saúde, particularmente na perspectiva da população e dos subgrupos sociais, considerados públicos-alvo;

b) Adequação da mensagem aos público-alvo: Como comunicar resultados com a comunidade científica: As formas mais eficazes de representar graficamente informação e onde apresentar resultados científicos; Artigos versus Posters; Importância do trabalho em rede.

c) Aquisição de conhecimentos teóricos, instrumentos e metodologias que apoiem uma comunicação eficaz na promoção da saúde e prevenção da doença.

d) Aquisição de conhecimentos, atitudes e competências para lidar com as pessoas e as instituições, em situações normais, de risco e crise de saúde pública. Como comunicar com a sociedade. Relação com os jornalistas e Meios de comunicação social (MCS). Conhecimentos e formas de contribuir para o aumento de literacia em saúde na Medicina Preventiva e melhores formas de transmitir informação aos utentes. Análise do impacto de campanhas publicitárias.

e) Capacitar para a Comunicação como ferramenta de apoio à decisão: Elaboração de policy briefs; Construção de um plano de comunicação estratégica; Como preparar uma apresentação eficaz (em PPT ou apenas pitch); Comunicação em contexto de crise baseando-se em casos de estudo, com a elaboração de boas práticas e checklist de etapas a executar nesses momentos. 

f) As ferramentas e conhecimentos para elaboração Projeto de comunicação em saúde - realização de um plano de comunicação estratégica para o seu local de trabalho.

Conteúdos / Programa:

METODOLOGIA:

Aulas Teórico-práticas num total de 18 horas e um Seminário com a duração de 2 horas, conforme calendário. 
 
O ensino baseia-se na compreensão das funções essenciais da comunicação em saúde. Na primeira aula TP  apresentam-se os conceitos fundamentais, o âmbito e noções sobre comunicação em saúde: saúde e comunicação, teorias e aplicação, estratégias. Nas sessões, os alunos apreendem as principais formas de representação de informação para o público, que tipo de gráficos utilizar, que produtos desenvolver para atingir as mensagens pretendidas a determinados públicos-alvo. Nas restantes aulas TP abordam-se temas mais específicos com os correspondentes exercícios nas aulas teórico-práticas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

1. Bohlman, LN; Panzer, A.M, Kindig, DA. (2004). Health literacy: a prescription to end confusion. Washington: The National Academic Press.

2. Dearing, JW. (2006) Handbook of Health Communication. Athens: Ohio University.

3. Dora C ed. (2006). Health, Hazards and public debate: lessons for risk communication from the BSE/CJD saga. Copenhagen: WHO.

4. EPHO: short version (http://www.euro.who.int/en/health-topics/Health systems/public-health-services/policy/the- 10-essential-public-health-operations.

5. Hyer RN, Covello VT. Effective media communication during public health emergencies: a WHO field guide. 2005. Genève: WHO.

6. Jakobson, R. Linguística e Comunicação, (8531602270).

7. McQuail, D. Teoria da comunicação de Massas. Fundação Calouste Gulbenkian.

8. Thompson TL, Dorsey AL, Miller KI, Parrott R. 2003. Handbook of health communication. New Jersey: Lawrence Earlbaum Associates;.

 
 

Métodos e Critérios de Avaliação:

 O trabalho final da disciplina inclui, uma apresentação oral com powerpoint, realizada por grupo de alunos, com a elaboração de um plano de comunicação, sobre um determinado tema; para elaboração do plano têm de proceder a uma breve revisão da literatura.

 Avaliação da aprendizagem será quantitativa através da avaliação da avaliação contínua e dos trabalhos de grupo.

 Avaliação do ensino: questionário a disponibilizar pela UMa para a avaliação do ensino pelos discentes, que deve ser preenchido no final do tronco opcional.