Disciplina: Comunicação em Saúde
Área Científica:
Medicina Preventiva e Ciências Sociais
HORAS CONTACTO:
20 Horas
NÚMERO DE ECTS:
2 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
a) Aquisição de conhecimentos e noções sobre comunicação em saúde, atitudes e competências sobre a comunicação em saúde, particularmente na perspectiva da população e dos subgrupos sociais, considerados públicos-alvo;
b) Adequação da mensagem aos público-alvo: Como comunicar resultados com a comunidade científica: As formas mais eficazes de representar graficamente informação e onde apresentar resultados científicos; Artigos versus Posters; Importância do trabalho em rede.
c) Aquisição de conhecimentos teóricos, instrumentos e metodologias que apoiem uma comunicação eficaz na promoção da saúde e prevenção da doença.
d) Aquisição de conhecimentos, atitudes e competências para lidar com as pessoas e as instituições, em situações normais, de risco e crise de saúde pública. Como comunicar com a sociedade. Relação com os jornalistas e Meios de comunicação social (MCS). Conhecimentos e formas de contribuir para o aumento de literacia em saúde na Medicina Preventiva e melhores formas de transmitir informação aos utentes. Análise do impacto de campanhas publicitárias.
e) Capacitar para a Comunicação como ferramenta de apoio à decisão: Elaboração de policy briefs; Construção de um plano de comunicação estratégica; Como preparar uma apresentação eficaz (em PPT ou apenas pitch); Comunicação em contexto de crise baseando-se em casos de estudo, com a elaboração de boas práticas e checklist de etapas a executar nesses momentos.
f) As ferramentas e conhecimentos para elaboração Projeto de comunicação em saúde - realização de um plano de comunicação estratégica para o seu local de trabalho.
Conteúdos / Programa:
METODOLOGIA:
Bibliografia / Fontes de Informação:
1. Bohlman, LN; Panzer, A.M, Kindig, DA. (2004). Health literacy: a prescription to end confusion. Washington: The National Academic Press.
2. Dearing, JW. (2006) Handbook of Health Communication. Athens: Ohio University.
3. Dora C ed. (2006). Health, Hazards and public debate: lessons for risk communication from the BSE/CJD saga. Copenhagen: WHO.
4. EPHO: short version (http://www.euro.who.int/en/health-topics/Health systems/public-health-services/policy/the- 10-essential-public-health-operations.
5. Hyer RN, Covello VT. Effective media communication during public health emergencies: a WHO field guide. 2005. Genève: WHO.
6. Jakobson, R. Linguística e Comunicação, (8531602270).
7. McQuail, D. Teoria da comunicação de Massas. Fundação Calouste Gulbenkian.
8. Thompson TL, Dorsey AL, Miller KI, Parrott R. 2003. Handbook of health communication. New Jersey: Lawrence Earlbaum Associates;.
Métodos e Critérios de Avaliação:
O trabalho final da disciplina inclui, uma apresentação oral com powerpoint, realizada por grupo de alunos, com a elaboração de um plano de comunicação, sobre um determinado tema; para elaboração do plano têm de proceder a uma breve revisão da literatura.
Avaliação da aprendizagem será quantitativa através da avaliação da avaliação contínua e dos trabalhos de grupo.
Avaliação do ensino: questionário a disponibilizar pela UMa para a avaliação do ensino pelos discentes, que deve ser preenchido no final do tronco opcional.