Disciplina: Estágio de Iniciação Pedagógica em Bioquímica
Área Científica:
Ciências Funcionais
HORAS CONTACTO:
10 Horas
NÚMERO DE ECTS:
1 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Melhorar a qualidade da formação dos alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa através da participação de alunos mais velhos, como monitores voluntários tutelados, no ensino prático das disciplinas básicas, pré-clínicas e clínicas, semestrais ou anuais, do núcleo curricular obrigatório do Curso de Medicina.
Contribuir para a formação pedagógica e a valorização curricular dos alunos que tenham obtido bom aproveitamento nas disciplinas básicas e pré-clínicas e clínicas da FMUL, através da atribuição de créditos formativos contabilizáveis para Curso de Mestrado Integrado em Medicina, ao exercício da atividade optativa de monitor voluntário tutelado daquelas áreas curriculares.
Conteúdos / Programa:
A actividade de iniciação pedagógica como aluno-monitor voluntário compreende a colaboração no ensino das aulas práticas e teórico-práticas e sua preparação, bem como noutros trabalhos de índole pedagógica, nomeadamente a organização de meios audiovisuais de ensino e a participação em actividades formativas em curso na Faculdade, para as quais deverão ser incentivados. A Faculdade deverá organizar anualmente iniciativas de formação pedagógica para os alunos monitores-voluntários.
Cada aluno-monitor voluntário fica durante todo o período lectivo da Área disciplinar sob a orientação e responsabilidade directa de um tutor que determinará o trabalho a realizar, o seu horário e a sua calendarização. Cada tutor poderá receber até três alunos monitor-voluntário com horários diferenciados.
Cada aluno pode ser monitor voluntário de uma só disciplina em cada período.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Métodos e Critérios de Avaliação:
A atividade de Iniciação Pedagógica como monitor voluntário é objeto de uma avaliação final individual, baseada num relatório que deve ter 2 a 5 páginas A4 a 2 espaços, devidamente datado e assinado. Este relatório deve compreender pelo menos os seguintes itens: a) objetivos do estágio; b) atividade desempenhada; c) apreciação da mesma.