Disciplina: Psicologia da Educação
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Perspetivar a natureza e evolução da PE na formação de psicólogos;
2 - Conhecer e compreender o processo de aprendizagem, abordando as variáveis inerentes, relacionadas com o aluno, o professor, o contexto escolar e a comunidade educativa;
3 - Valorizar a investigação na construção de conhecimento sobre PE;
4 - Conhecer a inclusão das NEE's e as necessidades contemporâneas do processo de aprendizagem;
5 - Proporcionar a oportunidade dos estudantes participarem em estudos e investigações de alguns tipos representativos de aprendizagem humana.
6 - Competências:
7 - Identificar e demonstrar conhecimento das principais teorias e obras de referência da PE;
8 - Identificar e avaliar as influências das variáveis e contextos significativos da aprendizagem;
9 - Refletir sobre as implicações da PE e aplicações para a investigação e para as práticas psicológicas;
10 - Aplicar conhecimentos no âmbito da participação em estudos e investigações de alguns tipos representativos de aprendizagem humana.
Conteúdos / Programa:
1 - Contextualização da PE na formação de psicólogos.
2 - O aluno e a aprendizagem.
2.1 - Processos cognitivos e motivacionais envolvidos na aprendizagem.
2.2 - Variáveis contextuais responsáveis pela aprendizagem de sucesso (parceria família-escola).
2.3 - Estratégias de aprendizagem e inteligências múltiplas.
2.4 - Atribuições causais do (in)sucesso.
2.5 - Problemas de comportamento, indis ciplina e (cyber)bullying, NEE?s e inclusão.
3 - O professor e o ensino/aprendizagem.
3.1 - Desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
3.2 - Liderança escolar e de gestão da aprendizagem na sala de aula.
3.3 - Dinâmicas de grupo e aprendizagem cooperativa/colaborativa.
4 - Implicações da PE para a investigação e prática pedagógica.
5 - Aplicações da PE às necessidades especiais e contemporâneas do processo de aprendizagem.
Bibliografia / Fontes de Informação:
BARROS OLIVEIRA, J. , 2010 , Psicologia da Educação , Porto: Legis
HARRIS, K.; GRAHAM, S. URDAN, T. , 2012 , APA Educational Psychology Handbook , Hardcover
NEELAM, Y. , 2003 , A Handbook of Educational Psychology , NY: Macmillan
POCINHO, M. & CANAVARRO, J. , 2009 , Sucesso escolar e estratégias de compreensão e expressão verbal , Lisboa: PEDAGO
WINNE, P . & ALEXANDER, P. , 2006 , Handbook of Educational Psychology , N J: Lawrence Associates
REYNOLDS, W., MILLER, G. & WEINER, I. , 2003 , Handbook of Psychology: Educational Psychology , N J: John Wiley & Sons, Inc.
SPRINTHA LL, N., & SPRINTHALL, R , 2001 , Psicologia Educacional: uma abordagem desenvolvimentista , Amadora: McGraw-Hill
TAVARES et al. , 2011 , Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem , Porto: Porto Ed.
JESUS, S. N. , 2004 , Psicologia da Educação. , Coimbra: Quarteto Editora
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Método expositivo, sendo o aluno o recetor da comunicação, mas que deverá participar e interagir nos debates. Leitura, reflexão e sistematização de conhecimentos e competências a partir da literatura proposta e pesquisa autónoma. Serão utilizados meios audiovisuais e proporcionar-se-á o contacto com realidades, analisadas em aulas práticas e em equipa. Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos alunos; Recurso à experiência dos docentes para exemplificação de conteúdos, processos e dilemas da intervenção psicológica. Avaliação: Frequência (40%), Trabalho de grupo (30%): escrito (20%) + oral (10%), Trabalho individual sobre autores de referência em PE (10%), Caso psicoeducacional (20%). Para a aprovação à disciplina tem que se ter nota mínima de 8 valores a todos os parâmetros de avaliação Nota abaixo de 8 valores num dos parâmetros de avaliação obriga à sua repetição. Assistência de 75% das aulas (excepto trabalhadores estudantes).