Disciplina: Psicologia da Motivação e da Personalidade

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Saber definir os conceitos de motivação e de personalidade e compreender a sua importância na orientação e dinâmica do comportamento;
2 - Conhecer a história e evolução do estudo da motivação e da personalidade, bem como, as suas metodologias de avaliação e terminologias/dimensões associadas;
3 - Conhecer e saber distinguir diferentes teorias d a motivação e da personalidade, sendo capaz de as integrar numa abordagem mais compreensiva e reconhecer a sua aplicabilidade em vários contextos de vida (e.g., educativo, social, laboral, desportivo);
4 - Desenvolver a capacidade de integrar, refletir e aplicar conhecimentos teóricos no domínio da motivação e da personalidade;
5 - Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, pesquisa científica e comunicação oral e escrita.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução ao estudo da motivação humana.
2 - Correntes e teorias da motivação:
2.1 - Teorias homeostáticas (e.g. Hull, Lewin);
2.2 - Teorias de conteúdo (e.g. Maslow, Herzberg);
2.3 - Teorias de expetativa x valor (e.g. Atkinson);
2.4 - Teorias cognitivas e sociocognitivas (e.g. Deci e Ryan, Weiner);
2.5 - Teorias sobre o self (e.g. autoconceito, autoeficácia);
2.6 - Principais formas de avaliação a motivação;
2.7 - Aplicabilidade das teorias a diferentes contextos de vida.
3 - Introdução ao estudo da personalidade:
3.1 - História e evolução;
3.2 - Definições e terminologia;
3.3 - Dimensões associados à personalidade (e.g. emoção, desenvolvimento ao longo do ciclo de vida);
4 - Correntes e teorias da personalidade:
4.1 - Teorias psicodinâmicas (e.g. Freud, Jung, Erikson);
4.2 - Teorias humanistas (e.g. Rogers);
4.3 - Teorias cognitivas (e.g. Mishel, Bandura);
4.4 - Teorias dos Traços (e.g. Cattel, Modelo dos Cinco Grandes Fatores [taxonomia Big Five]);
4.5 - Aplicabilidade das teorias a diferentes contextos de vida.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Hansenne, M , 2003 , Psicologia da personalidade , Lisboa: CLIMEPSI
Boruchovitch, E., Almeida, L.S., & Miranda, L. , 2017 , Autorregulação da aprendizagem e psicologia positiva: Criando contextos educativos eficazes e saudáveis , Mercado das letras. Campinas, SP- Brasil
Miranda, L., Almeida, L.& Boruchovitch, E. , 2014 , Motivação para aprender: Determinantes e sua avaliação , Braga: Universidade do Minho
Corr, P.J., & Mathews, G. , 2009 , The Cambridge H andbook of Personality Psychology , New York: Cambridge University Press
Bzuneck, J. A., Boruchovich, E., Miranda, L., & Almeida, L. , 2014 , Motivação académica dos alunos , Braga: ADIPSIEDUC

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas serão de cariz expositivo, com recurso a meios audiovisuais (e.g., PowerPoints, vídeos), e complementadas com exercícios práticos (e.g., análise de artigos científicos e de casos fictícios). Privilegia-se a participação ativa dos estudantes dentro (através da participação ativa na aula e nos exercícios solicitados pelo docente) e fora (através do trabalho autónomo) da sala de aula. O material de suporte das aulas será disponibilizado na plataforma Infoalunos ou estará disponível na Biblioteca. A avaliação deverá ser seguir a proposta do Modelo B (cf. Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da Universidade da Madeira), isto é, pelo menos uma componente de avaliação teórica ou teórico-prática (e.g., frequência com uma ponderação de 50% na classificação final) e pelo menos uma componente de avaliação prática (e.g., trabalhos de grupo/individuais ou relatórios práticos com uma ponderação integrada de 50% na classificação final).

Regente da Disciplina:

Natalie de Nóbrega dos Santos