Disciplina: Avaliação Psicológica II
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender a importância do processo de avaliação psicológica para a definição de um plano de intervenção psicológica, considerando as metodologias e ferramentas disponíveis e as faixas etárias dos sujeitos a avaliar;
2 - Conhecer a fundamentação teórica subjacente à avaliação de conceitos centrais e atuais da Psicologia, bem como, os instrumentos disponíveis para a avaliação das dimensões e a sua base psicométrica;
3 - Promover a aquisição de competências de aplicação, cotação e interpretação dos resultados dos testes psicológicos, com especial destaque para aqueles que estão aferidos para a população portuguesa;
4 - Compreender e ajustar o processo de avaliação psicológica às particularidades dos sujeitos avalia dos em função da sua faixa etária;
5 - Refletir sobre o estado atual da avaliação psicológica enquanto área aplicada da Psicologia, e identificar potenciais linhas de desenvolvimento científico da área em questão.
Conteúdos / Programa:
1 - A relação entre a Avaliação Psicológica e a Intervenção Psicológica: Modelo do teste de hipóteses.
2 - Fundamentação teórica, testes e outros instrumentos de Avaliação Psicológica das dimensões:
2.1 - Funcionamento intelectual (e.g., Escalas de Inteligência de Weschler, Matrizes Progressivas de Raven, BPRD/BPR)
2.2 - Personalidade e psicopatologia (e.g., NEO-PI-R, EPQ-R; técnicas projetivas)
2.3 - Orientação vocacional (e.g., QIV, IPP-R)
2.4 - Funcionamento neuropsicológico (e.g., Teste da Figura Complexa de Rey)
3 - Especificidade das dimensões avaliadas em função da faixa etária:
3.1 - Crianças e adolescentes
3.2 - Adultos e seniores
4 - Estado atual e direções futuras da Avaliação Psicológica.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Wright, A. J. , 2011 , Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. , New York: Wiley
Graham, J.R., & Naglieri, J.A. , 2003 , Assessment Psychology (vol. 10). In I.B. Weiner (Ed.), Handbook of Psychology. , Hoboken, NJ: Wiley.
Groth-Marnat, G. , 2009 , Handbook of psychological assessment. , Hoboken, NJ: Wiley.
Weiner, I. B. & Greene, R.L. , 2008 , Handbook of personality assessment , New York: Wiley.
Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. , 2018 , Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.) , NY: McGraw-Hill
Flanagan, D. P., & Harrison, P. L. (Eds.) , 2012 , Contemporary intellectual assessment: Theories, tests and issues (3rd ed.) , New York: Guilford
Mavers, D. , 2011 , Children?s Drawing and Writing. The remarkable in the unremarkable , New York: Routledge
Saklofske, D. H., Reynolds, C. R., & Schwean, V. L. (Eds.) , 2013 , The Oxford handbook of child psychological assessment , New York: Oxford University Press
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas serão de cariz expositivo, com recurso a meios audiovisuais (e.g., powerpoints, vídeos), e complementadas com exercícios práticos (e.g., manusear testes psicológicos, role-plays, análise de casos fictícios). Privilegia-se a participação ativa dos estudantes dentro (através do método interrogativo) e fora (através do trabalho autónomo) da sala de aula. O material de suporte das aulas será disponibilizado na plataforma Infoalunos ou estará disponível na Biblioteca. A avaliação deverá seguir a proposta do Modelo B (cf. Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da Universidade da Madeira), isto é, pelo menos uma componente de avaliação teórica ou teórico-prática (e.g., frequência com uma ponderação de 50% na classificação final) e pelo menos uma componente de avaliação prática (e.g., trabalhos de grupo/individuais ou relatórios práticos com uma ponderação integrada de 50% na classificação final).