Disciplina: Biologia Humana

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Os estudantes terão a capacidade de identificar os processos biológicos básicos desde a célula até ao nível mais superior do organismo.
2 - Os estudantes deverão utilizar os conceitos biológicos e integrá-los no contexto do seu curso de Psicologia.
3 - Os estudantes terão a capacidade de identificar e descrever os conceitos de hereditariedade, biologia celular e histofisiologia e suas interacções no âmbito de casos-estudo em psicologia.
4 - Os alunos deverão ser capazes de procurar informação ao nível biológico (por exemplo questões de hereditariedade e transmissão das características à descendência) e do funcionamento do próprio corpo humano caso dos aspectos relevantes na área da Fisiologia Humana e que são relevantes na compreensão e análise de patologias, sejam comportamentais ou psicossomáticas), para as quais existe uma causa biológica relacionada com o funcionamento do organismo.

Conteúdos / Programa:

1 - Biologia celular
1.1 - Organização da célula
1.2 - Comunicação intercelular
1.3 - Morte celular
2 - DNA e cromossomas
2.1 - Estrutura do DNA e replicação
2.2 - Transcrição e tradução
2.3 - Controle da expressão génica
2.4 - Estrutura dos cromossomas
2.5 - Mutações
3 - Genética Humana
3.1 - Genética Mendeliana e Extensões
3.2 - Citogenética
3.3 - Doenças do discurso e da linguagem
3.4 - Genética das patologias psiquiátricas em adultos
3.5 - Genética da demência
3.6 - Genética das populações
3.7 - Epigenética
3.8 - Analise de pedigrees
3.9 - Análise de casos clínicos
4 - Histofisiologia Humana
4.1 - Noções básicas de histologia geral
4.2 - Noções básicas de anatomo-histologia do sistema nervoso e orgãos dos sentidos
4.3 - Noções de Fisiologia Geral
4.4 - Noções de Fisiologia do Sistema Nervoso e do comportamento

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alberts , 2014 , Molecular Biology of the Cell , Garland Science
Lodish , 2012 , Molecular Cell Biology , W. H. Freeman
CK-12 , 2012 , Human Biology - Genetics , CK-12 Foundation
Brooker , 2014 , Genetics: analysis and principles , McGraw-Hill Science/Engineering/Math
Hartwell , 2014 , Genetics: From Genes to Genomes , McGraw-Hill Education
Read , 2010 , New Clinical Genetics , Scion Publishing Ltd.
Jorde , 2009 , Medical Genetics , Mosby
Lowe , 2014 , Stevens & Lowe's Human Histology , Mosby
Unglaub , 2012 , Human Physiology: An Integrated Approach , Pearson

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas de natureza expositiva. As aulas teórico-práticas consistem em simulações de casos clínicos com recurso a trabalho do aluno e discussão grupal sobre cada caso. A avaliação é composta de 2 testes de aferição dos conhecimentos teóricos (60%: 30% cada um) e 2 testes para a parte prática (40%: 20% a cada um). Nestes últimos, os alunos serão confrontados com situações novas que deverão solucionar com base na informação teórica e na prática de discussão dos casos clínicos.