Disciplina: Neuropsicologia
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender as bases históricas da Neuropsicologia.
2 - Conhecer e analisar as diferentes áreas cerebrais de avaliação/intervenção na Neuropsicologia.
3 - Compreender a organização funcional do cérebro: diferentes funções - diferentes comportamentos.
4 - Aprofundar os conceitos da Neuropsicologia no contexto do séc. XXI: A realidade virtual e a Neuropsicologia.
5 - Identificar as principais zonas cerebrais de avaliação/intervenção neuropsicológica.
6 - Distinguir as diferentes funções neuropsicológicas e as áreas pré-frontais no comportamento humano.
7 - Adquirir e exercitar competências de pesquisa regular das investigações mais relevantes a nível nacional e a nível internacional, no âmbito da Neuropsicologia.
Conteúdos / Programa:
1 - Autores de base da Neuropsicologia: Egas Moniz, António Damásio, João Lobo Antunes, José Cardoso Pires, Óscar Gonçalves, Leonard Diller, Wayne A. Gordon, Oliver Sacks.
2 - Descrição funcional do Lobo Frontal, Lobo parietal, Lobo temporal, Lobo Occipital, Cerebelo.
3 - Córtex motor primário (movimentos voluntários); Córtex motor secundário (organização de movimentos); Córtex pré-frontal integrativo (planeamento, previsão e tomada de decisão); Área de Broca (articulação do discurso); Córtex auditivo primário (sensação auditiva); Córtex auditivo secundário (associação e interpretação de sons); Córtex somatossensorial primário (sensação do tato, dor, temperatura e propriocepção); Córtex somatossensorial secundário (integração da informação sensorial táctil ou somática); Córtex visual secundário (processamento elevado da visão); Córtex visual primário (sensação visual); Área de Wernick (compreensão da linguagem).
4 - Doenças neurológicas: AVC; esclerose Múltipla); Tumores; Alzheimer; Epilepsia.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Coelho, C., Faria, C. & Soares, L. , 2014 , Neuroscience and Education: the potential for designing intervention programs, The case of Fetal Alcohol Spectrum Disorders (FASD) ,
Coelho, C. & Soares, L. , 2013 , Narrative cognitive therapy and insecure/ambivalent attachment pattern: a clinical case of epilepsy ,
Faria, A. L., Andrade, A., Soares, L. & Bermúdez, S. B. , 2016 , Benefits of virtual reality based cognitive rehabilitation through simulated activities of daily living: a randomized controlled trial with stroke patients ,
Sack, O. , 1985 , O Homem que confundiu a mulher com um chapéu , Relógio D´Agua.
Sack, O. , 2008 , Musicofilia. Histórias sobre a música e o cérebro. , Relógio D` Água.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Far-se-á recurso às metodologias expositivas e expositivo/ interrogativo e algumas metodologias ativas. Avaliação: 1 prova (50%), onde se avaliará a capacidade de integração dos conteúdos, rigor teórico conceptual e reflexão crítica. Incluirá trabalhos práticos (50%), para aprofundar diferentes perspetivas sobre um tema. Para além de efetuarem uma apresentação à turma, deverão ser capazes de, com supervisão, elaborar um trabalho teórico-prático, fundamentado cientificamente. Para a frequência existe um mínimo 75% de assiduidade. A avaliação está de acordo com as direções apontadas pelo Processo de Bolonha para a avaliação e creditação (Decreto-Lei nº 42/2005). Pretende, por isso, que seja global, considerando o trabalho do aluno no seu todo e abrangendo facetas como o trabalho de pesquisa realizado, o estudo individual, a apresentação oral do trabalho levado a cabo e a participação dentro e fora da sala de aula e decorre da avaliação de um teste escrito e de uma apresentação oral.