Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento I
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender o conceito de desenvolvimento e os propósitos gerais da psicologia do desenvolvimento.
2 - Possuir instrumentos conceptuais necessários para a caracterização e compreensão do processo de desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na infância.
3 - Saber integrar os diferentes domínios de desenvolvimento e, simultaneamente, relacionar o desenvolvimento do indivíduo com os principais contextos em que se move o sujeito.
4 - Ser capaz de aplicar os conceitos a situações concretas e casos práticos sobre o desenvolvimento da criança.
5 - Saber analisar criticamente tópicos relacionados com os conteúdos programáticos.
Conteúdos / Programa:
1 - A psicologia do desenvolvimento: objeto e perspetivas conceptuais fundamentais.
1.1 - O desenvolvimento humano.
1.2 - Os autores e as teorias de referência.
2 - O desenvolvimento embrionário e o desenvolvimento fetal.
2.1 - As capacidades e competências do feto.
3 - O desenvolvimento psicológico ao longo da infância.
3.1 - O desenvolvimento psicomotor.
3.2 - O desenvolvimento cognitivo.
3.3 - O desenvolvimento afetivo e social.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Koller, S. H., & Verm a, S. , 2017 , Commentary on Cross-Cultural Perspectives on Positive Youth Development With Implications for Intervention Research ,
Papalia, D. E., & Feldman, R. D. , 2013 , Desenvolvimento humano (12th ed.) , Porto Alegre: McGraw-Hill e Artmed
Rolls, G. , 2015 , Classic case studies in Psychology (3th ed.) , New York: Routledge
Reynolds, A. J., Hayakawa, M., Ou, S., Mondi, C. F., Englund, M. M., Candee, A. J., & Smerillo, N. E. , 2017 , Scaling and Sustaining Effective Early Childhood Programs Through School-Family-University Collaboration ,
Kail, R. V., & Cavanaugh, J. C. , 2010 , Human development: A life-span view (5a ed.) , Belmont, CA, EUA: Wadsworth, Cengage Learning
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino englobam a exposição teórica e a realização de actividades que impliquem a participação efetiva e ativa dos alunos no processo de pesquisa e aquisição dos conhecimentos: análise de textos e visualização de vídeos, seguidos de reflexão e debate; realização de trabalhos de grupo e/ou sua apresentação. A avaliação inclui um teste escrito (50%) e um trabalho de grupo (40%), sua apresentação e discussão oral (10%).