Disciplina: Competências Académicas e Empregabilidade em Psicologia
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
0 - A presente unidade curricular visa conferir aos estudantes estratégias e ferramentas específicas com vista ao desenvolvimento das suas competências académicas e orientação ética desde o início do ciclo de estudos, incidindo também em competências de cariz transversal susceptíveis de se reflectir positivamente no seu projecto de empregabilidade em sentido lato. Parte-se dos seguintes objectivos.
1 - Contribuir para optimizar o desenvolvimento das competências académicas relacionadas com a produção dos outputs que serão solicitados durante o curso de Psicologia (relatórios, trabalhos de grupo temáticos, apresentações orais).
2 - Contribuir para o desenvolvimento de competências transferíveis a outros contextos sociais e profissionais (e.g., comunicação, resolução de problemas, análise, cooperação e trabalho em grupo).
3 - Sensibilizar os alunos para a importância da sua orientação ética na sua formação e actuação profissional.
4 - Familiarizar os alunos com as normas fundamentais da APA.
Conteúdos / Programa:
1 - Ensino Superior e o desenvolvimento da empregabilidade.
1.1 - Empregabilidade e competências transversais e específicas.
1.2 - Estratégias de desenvolvimento da empregabilidade (atividades curriculares e extra-curriculares).
1.3 - Atividades de treino de competências (e.g.,comunicação, trabalho em equipa, liderança, planeamento e organização, relacionamento interpessoal, orientação para objetivos).
2 - Comportamento ético.
2.1 - Diferenciação de conceitos fundamentais (ética deontologia e código ético).
2.2 - Análise da deontologia no contexto específico da Psicologia.
3 - Normas da APA.
3.1 - Escrita Científica (Estilo e Conteúdo).
3.2 - Citação e Referenciação.
3.3 - Estruturação dos Conteúdos.
Bibliografia / Fontes de Informação:
American Psychology Association , 2010 , APA Pu blications Manual , Washington, D.C.: Author
Bartram, D. & Roe, R.A. , 2005 , Definition and assessment of competences in the context of the European Diploma in Psychology ,
EuroPsy , 2014 , Tuning EuroPsy : Reference Points f or the Design and Delivery of Degree programmes in Psychology , Bilbao: EFPA
Fachada, M. O . , 2010 , Psicologia das relações interpessoais , Lisboa: Sílabo
Hurst, C., Fowler, F., & Scapens, G. , 2017 , Sustainable Employability in Highe r Education: Career Development Outside of the Curriculum , Singapure: Springer
Ordem dos Psicólogos Portugueses , 2011 , Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses , Lisboa: OPP
Roe, R.A. , What makes a competent psychologist? ,
Wood, L. N., & Breyer, Y. A. , 2017 , Sucess in higher education: Transitions to, within and from Un iversity , Singapure: Springer
APA , 2020 , Publication Manual of the American Psychological Association , APA
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas de teor teórico visam desenvolver noç ões conceptuais relevantes às temáticas em consideração partindo dos métodos expositivo e interrogativo. Nas aulas teórico-práticas serão implementados métodos predominantemente activos visando a realização em aula de diversas actividades individuais e grupais (partindo da metodologia de assessment center) com vista a facultar aos alunos ferramentas específicas de suporte ao desenvolvimento do conhecimento e das competências em apreço. Os alunos serão também estimulados a se auto-avaliarem e avaliarem os colegas, bem como a desenvolver estratégias apropriadas de crítica e fornecimento de feedback. A avaliação integrará uma componente teórica (frequência teórica com ponderação de 50% na nota final) e uma componente prática (que poderá incluir a realização de relatórios e trabalhos temáticos individuais/de grupo, com uma ponderação de 30%). Os alunos deverão realizar também uma apresentação oral final para efeitos de avaliação (20%).