Disciplina: Seminário de Observação de Práticas em Psicologia II

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Saber recolher de forma integrada a informação pertinente de um contexto de observação.
2 - Definir procedimentos, utilizar instrumentos de observação e saber analisar e compreender a informação recolhida; (grelhas de observação, mapas de rede, genogramas).
3 - Aplicar os conhecimentos teóricos abordados na UC na análise de situações reais.
4 - Ser capaz de apresentar e discutir os conceitos considerados mais relevantes nas temáticas abordadas na UC.

Conteúdos / Programa:

1 - Construir procedimentos de observação para os diferentes contextos.
1.1 - Delimitação do campo de observação.
1.2 - Escolha e definição das unidades de observação: Tipos de respostas observacionais.
1.3 - Planos de observação.
2 - Observação nos diferentes contextos de intervenção psicossocial: técnicas de registo e de análise de dados.
2.1 - Técnicas de registo das observações.
2.2 - Os dados observacionais e a sua análise.
3 - Pensar e aprofundar diferentes temáticas e problemáticas relacionadas com os contextos em que são integrados.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, A. T., & Fernandes, N. (Orgs.) , 2010 , Intervenção com crianças, jovens e famílias: Estudos e práticas. , Almedina
Sluzi, C. , 2002 , La red social: Frontera de la practica sistémica , Barcelona: Gedisa
Anguera, M. T. (Coor d.) , 1987 , Metodologia de la observación en las Ciencias Humanas , Barcelona: Edicions Catedra
Anguera, M. T. , 1999 , Observación de la conduta interactiva en contextos naturales: Aplicacions , Barcelona: Edicions Universitat de Barcelona
Lima; M. L. , 2018 , Nós e os outros: O poder dos laços sociais , Lisboa: FF MS
Martins, C., & Machado, C. , 2007 , Observação da interacção humana: Considerações metodológicas ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Alternar-se-ão seminários temáticos com reflexão e discussão participada com atividades práticas desenvolvidas nas instituições parceiras. Haverá, igualmente, apresentação de casos ilustrativos, atividades em grupo e discussão de exercícios práticos. Treino para observar e registar os comportamentos observados. Avalia-se a participação nas diferentes atividades propostas: análise de textos e de construção de instrumentos de observação, produção de trabalhos escritos individuais e em grupo que permitam avaliar a aplicação dos conhecimentos e técnicas adquiridas.