Disciplina: Psicologia e Intervenção Familiar

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os fundamentos subjacentes à psicologia da família, bem como, a história e evolução desta área temática da psicologia.
2 - Identificar e integrar os diferentes quadros teóricos de referência associados à psicologia da família.
3 - Identificar as transformações por que passa a família ao longo do seu processo evolutivo.
4 - Caracterizar as diferentes abordagens sistémicas de intervenção familiar.
5 - Caracterizar diferentes instrumentos de avaliação e intervenção sistémica.
6 - Compreender os principais desafios que se colocam à família no séc. XXI.

Conteúdos / Programa:

1 - Fundamentos da Psicologia da Família: enquadramento histórico e conceptual. Estado atual e direções futuras da Psicologia da Família.
2 - Famílias no século XXI: desafios e potencialidades; vivências e organizações.
3 - Funcionamento e desenvolvimento familiar: estrutura e dinâmica familiares; o ciclo vital; a resiliência familiar.
4 - Contextos de intervenção familiar.
5 - Instrumentos de compreensão e intervenção familiar.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, A. T., & Fernandes, N. (Orgs.) , 2010 , Intervenção com crianças, jovens e famílias: Estudos e práticas. , Almedina
Alarcão, M. , 2000 , (Des)Equilíbrios familiares: Uma visão sistémica , Coimbra: Quarteto Editora
Barker, P., & Chang, J. , 2013 , Basic Family Therapy (6th ed.) , United Kingdom: Willey-Blackwell
Bray, J. H., & Stanton, M. (Eds.) , 2009 , The Wiley-Blackwell Handbook of Family Psychology , Unit ed Kingdom: Blackwell Publishing Ltd
Grusec, J. E. , 2011 , Socialization processes in the family: Social and emotional development ,
Elkaim, M. et. al. , 1995 , Las praticas de la terapia de red , Barcelona: Gedisa
Relvas, A. P., & Major, S. , 2014 , Avaliação familiar. Funcionamento e Intervenção (vol. I e II) , Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
Sluzi, C. , 2002 , La red social: Frontera de la practica sistémica , Barcelona: Gedisa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas serão de cariz expositivo, com recurso a meios audiovisuais (e.g., powerpoints, vídeos), e complementadas com exercícios práticos (e.g., análise de artigos científicos e casos fictícios). Privilegia-se a participação ativa dos estudantes dentro (através da participação ativa na aula e nos exercícios solicitados pelo docente) e fora (através do trabalho autónomo) da sala de aula. O material de suporte das aulas será disponibilizado na plataforma Infoalunos ou estará disponível na Biblioteca. A avaliação deverá ser seguir a proposta do Modelo B (cf. Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da Universidade da Madeira), isto é, pelo menos uma componente de avaliação teórica ou teórico-prática (e.g., frequência - com uma ponderação de 50% na classificação final) e pelo menos uma componente de avaliação prática (e.g., trabalhos ou relatórios práticos com uma ponderação integrada de 50% na classificação final).

Regente da Disciplina:

Alda Patrícia Marques Portugal