Disciplina: Investigação Operacional
Área Científica:
Matemática
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
O1 - Conhecer o conceito/ filosofia de construção e optimização de modelos simplificativos de problemas de investigação operacional que servem como suporte na tomada de decisões fundamentadas.
O2 - Estudar métodos quantitativos para a obtenção de soluções dos problemas de decisão construídos.
O3 - Dotar e desenvolver competências nos alunos na análise e avaliação de diferentes alternativas de decisão face a problemas concretos.
Conteúdos / Programa:
P1 - Introdução à programação linear (formulação de um problema de programação linear, resolução pelo método gráfico, propriedades).
P2 - Método simplex (condições de optimalidade, forma tabular, interpretação geométrica, resolução analítica, método das duas-fases).
P3 - Dualidade em programação linear (interpretação económica, método do dual, análise de sensibilidade e pós-optimização).
P4 - Problemas de transporte e problemas de afectação (problema de transportes, resolução analítica, problema de afectação, método húngaro).
P5 - Problemas de redes (grafos, problemas do caminho mais curto e do caminho mais longo, problema de fluxo máximo).
P6 - Gestão de projectos (CPM e PERT)
Bibliografia / Fontes de Informação:
F. S. Hiller, G. J. Lieberman , 1990 , Introduction to Operations Research , McGraw-Hill
L. V. Tavares, R. C. Oliveira, I. H. Themido, F. N. Correira , 1996 , Investigação Operacional , McGraw-Hill
M. S. Bazaraa, J. J. Jarvis, H. D. Sherali , 1990 , Linear Programming and Network Flows , John Wiley & Sons
W. L. Winston , 2004 , Operations research: Applications and algorithms , Thomson Brooks/Cole
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Aulas expositivas e participativas, com resolução de fichas de exercícios. Resolução de alguns exercícios usando software computacional (solver do Excel). Incentivo para o auto-estudo e pesquisa com resolução de problemas fora da sala de aulas. Duas provas escritas (peso de 50% para cada uma): aferição dos conceitos apreendidos na disciplina, assim como dos métodos adequados aos problemas dados. Trabalho prático (opcional: substitui o segundo teste): aplicação dos métodos respectivos na resolução de um problema particular.